Categories: Meio Ambiente

Aumento das Temperaturas Pode Extinguir Ursos Polares no Canadá Entre 2030 e 2060

Ursos Polares ameaçados de extinção

O aquecimento global ameaça a sobrevivência dos ursos polares na Baía de Hudson, Canadá, que podem desaparecer entre 2030 e 2060 se as metas de temperatura do Acordo de Paris não forem alcançadas rapidamente. Esse alerta foi divulgado em um estudo publicado esta semana na revista Communications Earth and Environment por um grupo internacional de cientistas.

O estudo avaliou diferentes cenários de aquecimento global, considerando o aumento contínuo das emissões de gases de efeito estufa e a possibilidade de ultrapassar o limite de 2 graus Celsius (°C) acima dos níveis pré-industriais, conforme estabelecido pelo tratado climático internacional de 2015. Utilizando modelos computacionais, os pesquisadores examinaram como o aumento das temperaturas globais poderia afetar a espessura do gelo na Baía de Hudson e, consequentemente, o destino dos ursos polares.

Publicidade

Os resultados indicam que um aumento de 2°C resultaria em pelo menos 180 dias sem gelo no sul da baía, um período muito longo para que muitos ursos possam sobreviver. Já se observa que o gelo na região está se tornando mais fino, comprometendo sua capacidade de sustentar o peso dos ursos para caça, acasalamento e construção de tocas. Mesmo tentando se adaptar à vida em terra, os ursos não conseguem atender todas as suas necessidades, com alguns perdendo até dois quilos por dia em condições extremas.

Em maio, a extensão do gelo marinho que cobre a Baía de Hudson atingiu um mínimo histórico, segundo a agência Reuters. A região abriga cerca de 4.000 ursos polares, que representam três das 19 populações restantes no mundo. Os cientistas esperam que o estudo incentive os políticos a agir com mais urgência contra as mudanças climáticas e a favor da conservação dos ursos polares.

Com o aquecimento global se acelerando, a situação dos ursos polares na Baía de Hudson ilustra a necessidade crítica de ações ambientais imediatas para preservar essas espécies e seus habitats naturais.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

9 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

9 horas ago

Cientistas Removem Doença Hereditária de Embrião Humano

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…

10 horas ago

A maneira certa de limpar as folhas do lírio da paz e estimular o crescimento

O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…

10 horas ago

Lixeira da cozinha: 7 truques para evitar o mau cheiro

A lixeira da cozinha pode se tornar uma grande fonte de odores desagradáveis se não…

10 horas ago

Nas partes mais intocadas e imaculadas da Amazônia, os pássaros estão morrendo

Algo estava acontecendo com os pássaros em Tiputini. O centro de pesquisa de biodiversidade, enterrado…

11 horas ago

This website uses cookies.