Biocarvão do CIS de Uberlândia é excelente fertilizante agrícola e condicionador de solo

Produzido no recém-inaugurado Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, em Uberlândia, o biocarvão traz características significativas que o tornam atrativo para produtores rurais, apresentando alto potencial para beneficiar a agricultura. Originado do lodo resultante do tratamento de esgoto da cidade, por meio de um processo de degradação termoquímica chamado pirólise, esse insumo é capaz de promover o sequestro de carbono, tornando-se um redutor relevante de poluentes.

O biocarvão, proveniente da pirólise realizada no CIS, mostra-se rico em fósforo (P), um macronutriente essencial para o crescimento saudável de plantações, aumentando a resistência das lavouras a pragas e doenças. Sua composição química inclui uma variedade de macro e micronutrientes, destacando-se o nitrogênio (N), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), zinco (Zn), cobre (Cu) e manganês (Mn).

Publicidade

Além de ser utilizado como condicionador de solo para melhorar sua fertilidade, o biocarvão pode ser misturado com pó de basalto, uma rocha abundante em Uberlândia, transformando-se em um adubo organomineral mais completo nutricionalmente. O pó de rocha de Uberlândia contém diversos nutrientes, incluindo potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e silício (Si), conferindo resistência a pragas e doenças nas plantas.

Esse projeto inovador, desenvolvido em parceria com a Campo, traz benefícios notáveis para a agricultura, como a melhoria da fertilidade do solo, o aumento da biodiversidade e atividade microbiológica, a retenção de água no solo e a eficiência do fertilizante mineral. Além disso, contribui para o desenvolvimento sustentável ao promover a reciclagem de nutrientes, a destinação segura de resíduos e a redução da emissão de gases de efeito estufa.

O Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) marca um avanço concreto na criação da primeira planta industrial do Brasil para a produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo de esgoto. Esse projeto está alinhado com o conceito de economia circular e faz parte das políticas públicas municipais, especialmente do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil, lançado em dezembro de 2021. O CIS conta com um laboratório equipado com um protótipo para realizar a pirólise em pequena escala e promover estudos inovadores na área de sustentabilidade.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

4 passos para plantar alecrim em vasos e ter ervas frescas o ano todo

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…

35 minutos ago

Calor extremo matará milhões de pessoas na Europa

Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…

52 minutos ago

Mudanças no ciclo global da água

Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…

2 horas ago

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

24 horas ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

1 dia ago

5 erros ao limpar superfícies de madeira que você pode estar cometendo

Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…

1 dia ago

This website uses cookies.