Economia

Encontro de Bioeconomia da Amazônia debaterá estratégias de desenvolvimento sustentável na região

Belém vai sediar, no próximo dia 16 de julho (quarta-feira), o evento “Bioeconomias da Amazônia: caminhos possíveis de escalabilidade rumo a uma transição justa e sustentável”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), como parte da iniciativa colaborativa “Semana do Clima da Amazônia”.

Imagem: Grazi Caliman

Inscrições

O encontro ocorrerá no Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, das 8h30 às 17h, e reunirá representantes do governo, instituições de pesquisa, setor produtivo, sociedade civil e startups, para debater estratégias de desenvolvimento sustentável na região. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia em https://www.even3.com.br/bioeconomias-da-amazonia–602685/

Programação

A programação contará com cinco painéis, que abrangem temas centrais, como inovação, dados, políticas públicas, sociobioeconomia e industrialização sustentável. Entre os destaques estão exposições sobre o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, o Centro de Sociobioeconomia e estudos inéditos sobre temas relacionados.

Além da Semas, estarão presentes o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), World Resources Institute (WRI) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

O evento também marcará o lançamento oficial do “Selo Planbio”, iniciativa do Governo do Pará para certificar as ações alinhadas ao Plano de Bioeconomia do Estado, vinculadas à estratégia de bioeconomia. Também haverá um marketplace, reunindo empreendedores locais para fomentar a exposição e comercialização de bioprodutos da floresta, fortalecendo as cadeias produtivas regionais.

 

Valorização

Segundo a secretária de Bioeconomia da Semas, Camille Bemerguy, o evento é uma oportunidade para fortalecer a bioeconomia como pilar do desenvolvimento sustentável no Estado. “Este evento representa um momento estratégico para a consolidação da bioeconomia como um modelo de desenvolvimento que respeita a floresta e valoriza quem vive nela. Nossa expectativa é que os diálogos e conexões estabelecidos impulsionem cadeias produtivas sustentáveis e fortaleçam as políticas públicas voltadas para uma transição justa e inclusiva na Amazônia”, destacou a secretária.

O encontro visa apresentar estudos e mostrar como o Estado vem se transformando em um centro de ações de bioeconomia, por meio de políticas públicas e projetos estruturantes, além de encorajar discussões que promovam a escalabilidade da bioeconomia no Pará.

Fonte: Agência Pará

Recent Posts

  • Energia 2045

Margem equatorial pode gerar empregos em toda a cadeia, diz IBP

A margem equatorial como nova fronteira energética do Brasil A extensa faixa do litoral brasileiro…

13 horas ago
  • Meio Ambiente

Eco Invest Brasil fecha 2025 com R$ 14 bilhões em projetos sustentáveis

Um novo patamar para as finanças verdes no Brasil Ao encerrar 2025 com mais de…

14 horas ago
  • Energia

Mudanças climáticas podem reduzir em até 50% a vazão dos rios amazônicos

Amazônia no centro da crise hídrica do futuro A água sempre foi a espinha dorsal…

15 horas ago
  • Meio Ambiente

Rio enfrenta calor persistente e instabilidade até o réveillon

Calor prolongado redefine o ritmo da cidade O fim de dezembro chega ao Rio de…

16 horas ago
  • Meio Ambiente

Floresta em pé surge como aliada no combate às mudanças do clima

Quando a lavoura encontra a floresta Em um cenário marcado por secas prolongadas, chuvas extremas…

2 dias ago

This website uses cookies.