O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil alcançou um marco histórico ao abrir 82 novos mercados para produtos agrícolas em apenas sete meses, superando recordes anteriores. A recente expansão para Cuba, que inclui ovos e ovoprodutos, pescados e derivados, gelatina e colágeno, reforçou esse feito.
Desde o início de 2023, foram estabelecidos 160 novos mercados em 34 países. Este avanço incluiu 26 novos mercados em junho (13 países), 15 em maio (dez países), dez em março (sete países), sete em fevereiro (seis países), nove em janeiro (cinco países) e cinco em abril (três países).
Em julho, além de Cuba, novos mercados foram abertos na Austrália (camarões e carne de camarão), Equador (óleos e gorduras de aves e ruminantes), Gabão (bovinos e bubalinos para reprodução), Chile (vísceras comestíveis) e México (pintos de um dia).
Esse desempenho supera os últimos cinco anos: 35 novos mercados em 22 países (2019), 74 em 24 países (2020), 77 em 33 países (2021), 53 em 26 países (2022) e 78 em 39 países (2023).
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que, em média, uma nova oportunidade de comercialização foi criada a cada quatro dias em 2024. “Estamos trabalhando intensamente para alcançar novos recordes,” afirmou.
Os novos mercados abrangem todos os continentes e incluem não apenas produtos tradicionais como carnes e soja, mas também uma variedade de outros produtos agropecuários, como pescados, sementes, gelatina e colágeno, ovos, produtos de reciclagem animal, açaí em pó, café verde, embriões e sêmens.
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais, ressaltou a competitividade e confiabilidade do setor produtivo brasileiro. “A expansão internacional impulsiona as exportações, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial, gerando divisas, empregos e renda ao homem do campo,” disse Perosa.
Os resultados alcançados são fruto da colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), refletindo um esforço conjunto para promover e consolidar a presença dos produtos agrícolas brasileiros no mercado internacional.
Fonte: Agência Gov | Via Mapa
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