Geral

Brasil anuncia calendário de reuniões do G20

O Brasil, uma potência emergente no cenário global, anunciou recentemente seu calendário de atividades para o G20, um fórum composto pelas maiores economias do mundo. O país sediará mais de 120 eventos ao longo do ano, distribuídos em várias cidades-sede.

Um Calendário Cheio de Eventos

O cronograma é extenso e diversificado, incluindo 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais. O Rio de Janeiro terá a honra de sediar duas reuniões de cúpula: a social e a dos chefes de Estado e de Governo, que receberá os líderes dos países do G20 e dos países convidados.

As reuniões das maiores economias do mundo terão início entre os dias 11 e 15 de dezembro, em Brasília, no Palácio Itamaraty. No dia 13, haverá um encontro inédito das Trilhas de Sherpas e de Finanças, em uma reunião conjunta que unirá as pautas políticas e financeiras desde o início das atividades do G20.

Publicidade

Encontros Virtuais e Presenciais

Em janeiro e fevereiro, serão realizadas 19 reuniões, predominantemente por videoconferência. Nos meses seguintes, a ênfase será em encontros presenciais nas cidades-sede. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Rio de Janeiro sediará a primeira reunião dos chanceleres do G20, parte da Trilha de Sherpas, liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Nos dias 28 e 29, São Paulo sediará a reunião ministerial da Trilha de Finanças, sob a coordenação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Além das Fronteiras

O cronograma também inclui oito encontros em cidades fora do Brasil: Atlanta, Washington e Nova York (EUA), Genebra (Suíça) e Bruxelas (Bélgica). A prática de realizar reuniões do G20 em locais internacionais é usual, visando aproveitar eventos globais nos quais ministros ou delegados de grupos de trabalho específicos ou da Trilha de Finanças estejam reunidos. Os encontros da Trilha de Finanças em Washington, por exemplo, acontecerão junto com as reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Temas Diversificados

O calendário de atividades do G20 abrange uma diversidade de temas essenciais para o desenvolvimento global. Estes incluem a redução do risco de desastres, estratégias para combater a corrupção, iniciativas para promover a igualdade de gênero, tendências econômicas mundiais, reformas e adaptações no sistema financeiro global, compromissos e estratégias para enfrentar as mudanças climáticas, avanços tecnológicos e digitais, promoção da saúde global, estratégias para o desenvolvimento sustentável na agricultura, transição para fontes de energia sustentáveis, iniciativas para promover o emprego, combate à fome e à pobreza, entre outros.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

10 horas ago

A corrida das inteligências artificias até a AGI, qual modelo chegará primeiro?

Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) passou de um conceito futurista para uma realidade…

11 horas ago

ESG Como Pilar de Negócios

Nos últimos anos, o conceito de ESG (ambiental, social e governança) tornou-se um dos principais…

12 horas ago

Estudo revela o impacto das temperaturas extremas na saúde. As mudanças climáticas estão aumentando a mortalidade nas cidades

As temperaturas extremas estão se tornando uma ameaça cada vez maior para a saúde pública.…

13 horas ago

Código Aberto, a centelha da inovação que ilumina o futuro

Imagine um grande farol à beira de um oceano turbulento. Esse farol não pertence a…

17 horas ago

Como fazer mudas de samambaia da forma correta e garantindo bons resultados

A samambaia é uma das plantas mais apreciadas para decoração, tanto em ambientes internos quanto…

18 horas ago

This website uses cookies.