O Brasil atingiu, no dia 3 de novembro deste ano, um recorde de geração média horária de energia eólica, atingindo 23.699 megawatts médios (MWmed). No dia seguinte, um novo recorde foi alcançado, desta vez de geração média diária, com 18.976 MWmed. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (9) pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Segundo a pasta, os resultados “destacam o avanço da energia eólica como uma fonte essencial para a matriz energética do país”, confirmando o papel dessa tecnologia no fornecimento sustentável de energia.
Atualmente, a capacidade instalada total de usinas eólicas no Brasil é próxima de 33 mil megawatts (MW), representando cerca de 13,5% da matriz elétrica nacional, conforme dados do Sistema de Informações de Geração, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), também disponibilizados pelo MME.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Brasil atravessou o pior período de evolução temporal da seca, e a energia eólica auxiliou na preservação dos reservatórios hidrelétricos, devido aos períodos de seca verificados neste ano. “Ao consolidar-se como uma referência mundial em energia renovável, o Brasil reafirma sua liderança no setor, demonstrando que a energia dos ventos é uma fonte inesgotável de progresso e desenvolvimento sustentável”, destacou o MME.
Em uma das regiões mais emblemáticas do planeta para a luta contra as mudanças climáticas,…
As florestas cobrem 31% da superfície terrestre do planeta e são cruciais para o bem-estar…
Uma pesquisa realizada pela consultoria Nexus, em parceria com o Movimento União BR, revelou que…
A poucos meses da realização da COP30, que acontece em Belém (PA), uma nova pesquisa…
O Universidade Estadual Paulista (Unesp) analisou 6.910 touros Nelore e identificou vias biológicas ligadas à…
Nas profundezas da Amazônia brasileira, onde o acesso à água potável ainda é um privilégio…
This website uses cookies.