Brasil e Colômbia se preparam para lançar um programa conjunto que beneficiará as comunidades afrodescendentes dos dois países, com foco na proteção de suas terras, na conservação da biodiversidade e no fortalecimento de práticas agrícolas tradicionais. A iniciativa será apresentada esta semana em Cali, Colômbia, durante a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP-16), que acontece de 21 de outubro a 1º de novembro.
A proposta visa unir esforços dos dois países em torno do reconhecimento e valorização das populações afrodescendentes na implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica, conforme destacado por Paula Balduíno, diretora de Políticas para Quilombolas e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial do Brasil. Ela fez o anúncio na última semana, durante uma reunião do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), que aprovou por aclamação uma resolução em favor do reconhecimento, justiça e desenvolvimento sustentável para as comunidades quilombolas nas Américas.
A COP-16 é resultado de um tratado internacional assinado na ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Desde então, as metas relacionadas à biodiversidade são revisadas e atualizadas regularmente pelos países da ONU. Para este ano, foram estabelecidas 23 metas que buscam reverter a perda de biodiversidade, promover a recuperação ambiental e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais, beneficiando a população global.
Denominado “Quilombo das Américas”, o novo programa busca, além da proteção ambiental, fortalecer a identidade e a memória histórica dessas comunidades, além de apoiar suas lutas por reconhecimento de direitos. Segundo o Ministério da Igualdade Racial, a iniciativa também promoverá cooperação entre as comunidades quilombolas dos dois países, reforçando a preservação de suas culturas e a busca por justiça social e racial.
O lançamento oficial do projeto acontecerá nesta segunda-feira (21), em Cali, com a presença da ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, e da vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez.
Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…
Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…
Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…
O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou o Met Office. De acordo com o meteorologista,…
O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…
This website uses cookies.