Categories: Tecnologia

Brasil avança na corrida das tecnologias quânticas

Um espaço com o objetivo de dominar a tecnologia de fabricação, caracterização e operacionalização de bits quânticos e outros dispositivos supercondutores no Brasil. Este será o papel do primeiro Laboratório de Tecnologias Quânticas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Infraestrutura

Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o laboratório, localizado na cidade do Rio de Janeiro, agora conta com um refrigerador de diluição, já comissionado, que manterá os dispositivos resfriados a temperaturas próximas ao zero absoluto e também uma evaporadora, equipamento responsável pela produção física dos dispositivos. O local é uma infraestrutura experimental que atuará nas três principais áreas das tecnologias quânticas: computação quântica, comunicação quântica e os sensores quânticos.

Publicidade

“O laboratório será capaz de produzir e caracterizar chips quânticos baseados na tecnologia de supercondutores, que é a mesma utilizada pela IBM e outras empresas pelo mundo, bem como outros dispositivos que utilizam a mesma tecnologia, como magnetômetros SQUIDs, amplificadores paramétricos, detectores de fótons e circuladores”, detalhou o pesquisador Ivan S. Oliveira, líder do grupo de Ressonância Magnética Nuclear do CBPF e coordenador do projeto.

Importância

De acordo com o pesquisador, o laboratório tem importância estratégica para o desenvolvimento das tecnologias quânticas no Brasil. “Para dar uma ideia, até o ano de 2024 estima-se que os países do mundo todo, a grande maioria no hemisfério norte, investiram 43 bilhões de dólares nas tecnologias quânticas. É crucial que o Brasil invista no desenvolvimento de sua própria tecnologia. O outro aspecto importante do laboratório é a formação de físicos, engenheiros e tecnólogos na área das tecnologias quânticas”, afirmou.

Sobre o Laboratório

O laboratório em implantação se destina à fabricação de dispositivos supercondutores, mais especificamente chips quânticos, SQUIDs (dispositivo de interferência quântica supercondutor, em tradução livre), amplificadores paramétricos, detectores de fótons, entre outros; e à comunicação quântica, que também tem recursos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Informação Quântica e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Quatro grandes linhas de pesquisa estão previstas: a produção de chips quânticos e outros dispositivos baseados em junções Josephson; óptica quântica e comunicação quântica; aplicações de sensores quânticos à base de diamante. Estas técnicas se somam à Ressonância Magnética Nuclear, técnica já utilizada há mais de 20 anos no CBPF no processamento da informação quântica.

Os últimos equipamentos que compõem o primeiro Laboratório de Tecnologias Quânticas do CBPF, foram entregues em dezembro do ano passado. O impacto deste avanço também está conectado a projetos financiados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Petrobras.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Arte e ciência iluminam as mesmas proporções sutis nos galhos das árvores

Artistas e cientistas veem a mesma coisa no formato das árvores? Como cientista que estuda padrões de…

11 horas ago

Brasil e Portugal reforçam parceria sobre mitigação às mudanças climáticas e gestão de ecossistemas

Na quarta-feira (19/02), Brasil e Portugal firmaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação…

12 horas ago

As árvores podem precisar da nossa ajuda para sobreviver às alterações climáticas

Um estudo liderado pela CSU descobriu que as florestas não estão se regenerando rápido o…

13 horas ago

Armadilha inteligente promete revolucionar o combate ao Aedes aegypti

Pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), localizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), desenvolveram…

15 horas ago

Dicas para um carnaval sustentável – como curtir a folia sem pesar no planeta

O carnaval tá chegando, e eu já consigo ouvir o tamborim batendo no peito! É…

17 horas ago

Semana de Moda Amazônica no Pátio Belém valoriza identidade local e sustentabilidade

Do dia 24 até o dia 29 de março, o Pátio Belém será palco da…

17 horas ago

This website uses cookies.