Saúde

Brasil e Alemanha em Parceria Estratégica para a Biossegurança

Em uma iniciativa sem precedentes, o Brasil e a Alemanha assinaram um acordo de cooperação para a construção do laboratório de máxima contenção biológica, o NB4. Este laboratório será construído no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas, São Paulo. O NB4 permitirá estudos de patógenos capazes de causar doenças graves e com alto grau de transmissibilidade.

Uma Parceria Estratégica

A declaração conjunta de intenção foi assinada em Berlim, envolvendo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM, o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Robert Koch (RKI) da Alemanha. A ministra Luciana Santos, após a assinatura do acordo, afirmou que a parceria do Instituto Robert Koch no planejamento, construção, operação, monitoramento e avaliação de instalações de nível de biossegurança 4 é uma prova do quanto é estratégica a cooperação entre Brasil e Alemanha.

Preparando-se para o Futuro

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a parceria está em total consonância com a estratégia traçada no Ministério da Saúde para o enfrentamento de eventuais pandemias. Ela ressaltou a necessidade de estarmos cada vez mais preparados para utilizar nossa expertise nas múltiplas áreas de conhecimento e também munidos do que há de mais avançado em tecnologia.

Publicidade

Orion: Um Laboratório Único

O NB4, batizado de Orion, será o primeiro laboratório de máxima contenção biológica na América Latina. Além disso, será o único no mundo que será conectado a uma fonte de luz síncrotron. O CNPEM opera uma das três fontes de luz síncrotron de quarta geração do mundo, o Sirius, que utiliza aceleradores de elétrons para produzir um tipo especial de luz. A luz síncrotron é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Investimento em Ciência e Tecnologia

A construção do NB4 foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento e deve receber R$ 1 bilhão em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até 2026. A exemplo do Sirius, o NB4 será uma infraestrutura aberta e a serviço dos desafios da saúde pública do país.

Colaboração Internacional

A colaboração com o Instituto Robert Koch, instituição do governo alemão responsável pelo controle e prevenção de doenças, tem como objetivo o desenvolvimento de infraestruturas de máxima segurança biológica e o avanço do conhecimento na área da saúde. O presidente do Instituto Robert Koch, Lars Schaade, ressaltou os atuais desafios que ampliaram a relevância da instituição na proteção da saúde, como as mudanças climáticas, movimentos migratórios e a desigualdade no acesso à saúde.

Em resumo, a parceria entre Brasil e Alemanha representa um marco importante na ciência e na saúde pública, demonstrando o compromisso de ambos os países em enfrentar os desafios globais de saúde.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

1 hora ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

3 horas ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

6 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

7 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

22 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

22 horas ago

This website uses cookies.