Ao longo do mandato, o Brasil organizará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, que serão realizadas tanto virtualmente quanto presencialmente, e cerca de 20 reuniões ministeriais. O ponto alto será a Cúpula de Chefes de Governo e Estado, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a relevância deste momento para o Brasil e falou sobre a importância da cúpula para o mundo. Ele expressou a esperança de que a cúpula possa tratar de assuntos que o mundo precisa parar de fugir e tentar resolver, como a fome e a desigualdade.
O Brasil vai criar duas forças-tarefa no âmbito do G20 para ampliar o combate à desigualdade ao longo da Presidência brasileira: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima.
Durante a 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado, realizada em setembro deste ano em Nova Delhi, na Índia, o presidente Lula lançou os três principais eixos da presidência brasileira do G20:
Estas prioridades estão contidas no lema da Presidência brasileira: ‘Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável’.
O desenvolvimento sustentável, que engloba a transição energética e a implementação da economia verde no país, é uma das prioridades brasileiras por representar o principal instrumento de combate às mudanças climáticas. Para o presidente, é um campo em que o Brasil tem tudo para liderar no cenário mundial.
A reforma do sistema de governança internacional, a terceira prioridade brasileira ao longo do ano de mandato, é necessária especialmente para dar aos países em desenvolvimento mais condições de enfrentar a desigualdade, a fome e a mudança climática e buscar um futuro mais justo para suas populações.
Com a presidência do G20, o Brasil tem a oportunidade de liderar discussões globais sobre questões críticas e trabalhar para um mundo mais justo e sustentável. O próximo ano promete ser um período de intensa atividade e potencial transformação, com o Brasil no centro do palco global.
leia também: Aumentando as Oportunidades de Investimento entre Brasil e Catar
Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…
A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…
This website uses cookies.