Na busca por fortalecer seu compromisso com práticas financeiras sustentáveis, a CAIXA anunciou a publicação de seu Framework de Finanças Sustentáveis. Desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), este instrumento capacita a instituição a emitir títulos e empréstimos verdes, sociais e de sustentabilidade, vinculados às suas carteiras de crédito.
O evento de apresentação contou com a participação do presidente da CAIXA, Carlos
Vieira, do representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, do vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital do banco, Paulo Rodrigo, e do vice-presidente de Finanças e Controladoria, Marcos Brasiliano.
Carlos Vieira enfatizou a importância da parceria com o BID, destacando a necessidade premente de transformação exigida pela nova economia e pelo “novo normal” global. Ele expressou confiança de que esse passo terá impactos positivos não apenas para as instituições envolvidas, mas também para a sociedade e o planeta.
Os títulos sustentáveis têm visto uma crescente demanda tanto no Brasil quanto
globalmente, sendo utilizados para financiar projetos com impacto positivo nas esferas ambiental e social. No caso da CAIXA, foram identificadas 12 categorias passíveis de financiamento através deste instrumento, todas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Estudos recentes da McKinsey destacam a necessidade de investimentos verdes significativos para alcançar metas ambientais ambiciosas, com o Brasil desempenhando um papel crucial nesse cenário.
Dentre as categorias previstas, destacam-se iniciativas como transporte limpo, gestão sustentável do saneamento e energias renováveis. Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, ressaltou que a iniciativa da CAIXA fortalece o mercado de títulos temáticos no país e contribui para a construção de uma carteira ambiental e social robusta.
O Framework não apenas diversificará as fontes de financiamento da CAIXA, mas também impulsionará o crescimento de sua carteira sustentável, gerando novos negócios e promovendo o engajamento com investidores e clientes alinhados com os princípios da sustentabilidade.
Além disso, a CAIXA se compromete a reportar ao mercado indicadores de resultado e de impacto proveniente do uso de recursos, destacando as externalidades socioambientais e climáticas positivas de seus financiamentos e projetos.
Desenvolvido com o apoio técnico do BID e consultoria da empresa HPL.LLC, o Framework recebeu uma Opinião de Segunda Parte (Second Party Opinion, SPO) da Moody’s Investors Service, que atribuiu uma avaliação positiva, ressaltando seu alinhamento com as melhores práticas de mercado e sua abordagem de questões ambientais e sociais relevantes.
O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou o Met Office. De acordo com o meteorologista,…
O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…
Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, pode ver sua produção de energia…
O derretimento do gelo no alto das Montanhas Rochosas revelou uma floresta impecavelmente preservada, congelada…
A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…
This website uses cookies.