Este relatório fornece análises da perspectiva dos fornecedores sobre a cadeia de valor, caminhos de descarbonização, desafios e oportunidades para o aumento de escala de tecnologias de emissão zero.
Os fornecedores são um ator fundamental nesse ecossistema, pois são fundamentais para impulsionar a inovação, testar tecnologias de baixo carbono e levar essas soluções ao mercado, influenciando assim as emissões posterires em toda a cadeia de valor global.
Os membros da FMC se comprometem a comprar grandes volumes de bens que atendam às metas de redução de emissões baseadas na ciência. Como parte desse esforço da FMC, o Fórum criou o First Suppliers Hub (FSH) com suporte estratégico da Deloitte Consulting. O FSH é um repositório global onde os fornecedores fornecem informações sobre seus projetos de baixo carbono para facilitar o compartilhamento de informações e os acordos de compra. Este banco de dados conecta usuários com um conjunto de fornecedores, bem como conectar fornecedores a membros da FMC, formuladores de políticas e financiadores que buscam aumentar a disponibilidade de produtos de baixo carbono.
Os fornecedores são um participante importante neste ecossistema, pois são responsáveis por pilotar, desenvolver e ampliar as tecnologias de baixo carbono necessárias globalmente. Eles são fundamentais para impulsionar a inovação e levar essas tecnologias ao mercado, influenciando assim as emissões a jusante em toda a cadeia de valor global. Informado pelas lições aprendidas da FMC e FSH, este relatório, desenvolvido em colaboração com a Deloitte, fornece uma análise da perspectiva do fornecedor sobre a cadeia de valor, caminhos de descarbonização e desafios e oportunidades para ampliar suas tecnologias. Este relatório se alinha com o foco da FMC na remoção de dióxido de carbono e seis outros setores que representam ~25% das emissões globais de gases de efeito estufa: aviação, transporte, transporte rodoviário, alumínio, cimento/concreto e aço.
Este relatório também destaca oportunidades únicas em cada um dos sete setores da FMC, organizados em torno de três setores de transporte pesado, três setores da indústria pesada e remoção de dióxido de carbono, da seguinte forma:
– Aviação: Oportunidades para aumentar o combustível de aviação sustentável (SAF) incluem termos flexíveis em acordos de compra de SAF, como esquemas de “reserva e reivindicação” e expansão em mercados emergentes para fornecimento de matéria-prima, preservando a sustentabilidade.
– Transporte: A adoção de incentivos de redução de emissões, como impostos de carbono propostos por participantes da indústria e entidades regionais, pode acelerar o desenvolvimento de negócios para fornecedores de combustíveis de transporte de baixo carbono.
– Transporte rodoviário: Frotas de veículos elétricos a bateria de várias empresas pode usar modelos de carregamento alternativos, como infraestrutura de carregamento compartilhada, para compartilhar custos e consolidar o uso de energia.
– Alumínio: O desenvolvimento, a ampliação e a ampla comercialização de tecnologias de fundição sem emissões, uso de energia renovável em eletrólise e hidrogênio, e captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) apresentam oportunidades potenciais para descarbonização no setor de alumínio primário.
– Cimento/concreto: Alternativas não fósseis, como cimento de silicato de cálcio e pozolanas naturais oferecem resiliência potencial para escassez de suprimentos e se alinham com regulamentações em evolução.
– Aço: Intervenções governamentais como o Mecanismo de Ajuste de Fronteira de Carbono (CBAM) da União Europeia e o financiamento do Departamento de Energia dos EUA para projetos de descarbonização industrial podem ajudar a equilibrar as disparidades de custos entre fornecedores e incentivar a adoção.
– Remoção de dióxido de carbono (CDR): Explorar mercados de utilização, especialmente aqueles que envolvem sequestro de longo prazo, pode complementar soluções de armazenamento geológico e aprimorar ainda mais os esforços de remoção de carbono.
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