Categories: Meio Ambiente

Centro Gestor e de Proteção Previsão Seca dos Rios Amazônicos para 2024

Para apoiar os gestores governamentais nas decisões e estratégias de enfrentamento da estiagem na região amazônica, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, promove o evento Pré-seca 2024 nesta quarta-feira (26), em Porto Velho.

O evento, que traz análises e prognósticos hidrometeorológicos para os principais rios da Amazônia, também poderá ser acompanhado virtualmente pelo canal oficial do Censipam no YouTube (youtube.com/censipam).

Publicidade

O Pré-seca incluirá mesas redondas e palestras, abordando a análise dos impactos da estiagem de 2023 e as ações previstas para antecipação e mitigação dos efeitos deste ano. Os prognósticos do Censipam são realizados por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro), que fornece informações detalhadas sobre os níveis dos rios e as condições climáticas. Essa ferramenta permite ações preventivas contra alagamentos, inundações, erosões no solo, desmoronamentos e secas, entre outros eventos.

O objetivo é preparar os órgãos parceiros para a estação seca, adotando medidas e preparando as populações ribeirinhas que podem ser afetadas pela escassez de água. Tanto o período de seca quanto o de cheias causam impactos significativos na economia, meio ambiente, navegação, abastecimento e condições de moradia.

Credenciamento

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento devem se credenciar junto à Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa pelo e-mail ascom@defesa.gov.br até às 16h de terça-feira (25), informando nome completo, número de identidade, função e veículo de comunicação.

No dia do evento, a imprensa credenciada será recepcionada no acesso principal do Centro Regional. O analista em Ciência e Tecnologia do Censipam, Flávio Altieri, estará disponível para entrevistas a partir das 8h30.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Chá pode ajudar a reduzir metais pesados na água, revela pesquisa

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade Northwestern descobriu que o simples ato de…

16 minutos ago

Estudo revela incertezas sobre seca e aumento de chuvas na Amazônia

A Amazônia, um dos ecossistemas mais vitais do planeta, está no centro de um debate…

2 horas ago

A “esteira transportadora” dos oceanos da Terra está parando

Fluindo no sentido horário ao redor da Antártida, a Corrente Circumpolar Antártica  (ACC) é a corrente oceânica…

2 horas ago

8 cuidados essenciais ao plantar Alho-poró em casa

O alho-poró (Allium ampeloprasum) é uma hortaliça versátil, saborosa e repleta de benefícios para a…

3 horas ago

Como cuidar do Lírio Trombeta, a planta exótica de flores pendentes

O Lírio Trombeta (Brugmansia suaveolens), também conhecido como trombeta-dos-anjos, é uma planta exótica originária da…

3 horas ago

Novas regras do MEI disponibilizam mais opções para milhares de empreendedores no Brasil

O Microempreendedor Individual (MEI), um regime criado para simplificar a formalização de pequenos negócios e…

6 horas ago

This website uses cookies.