Para apoiar os gestores governamentais nas decisões e estratégias de enfrentamento da estiagem na região amazônica, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, promove o evento Pré-seca 2024 nesta quarta-feira (26), em Porto Velho.
O evento, que traz análises e prognósticos hidrometeorológicos para os principais rios da Amazônia, também poderá ser acompanhado virtualmente pelo canal oficial do Censipam no YouTube (youtube.com/censipam).
O Pré-seca incluirá mesas redondas e palestras, abordando a análise dos impactos da estiagem de 2023 e as ações previstas para antecipação e mitigação dos efeitos deste ano. Os prognósticos do Censipam são realizados por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro), que fornece informações detalhadas sobre os níveis dos rios e as condições climáticas. Essa ferramenta permite ações preventivas contra alagamentos, inundações, erosões no solo, desmoronamentos e secas, entre outros eventos.
O objetivo é preparar os órgãos parceiros para a estação seca, adotando medidas e preparando as populações ribeirinhas que podem ser afetadas pela escassez de água. Tanto o período de seca quanto o de cheias causam impactos significativos na economia, meio ambiente, navegação, abastecimento e condições de moradia.
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento devem se credenciar junto à Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa pelo e-mail ascom@defesa.gov.br até às 16h de terça-feira (25), informando nome completo, número de identidade, função e veículo de comunicação.
No dia do evento, a imprensa credenciada será recepcionada no acesso principal do Centro Regional. O analista em Ciência e Tecnologia do Censipam, Flávio Altieri, estará disponível para entrevistas a partir das 8h30.
Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…
Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…
Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…
O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou o Met Office. De acordo com o meteorologista,…
O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…
This website uses cookies.