Com base nas tendências, lacunas e desafios identificados nas avaliações, da CGRFA, que produz avaliações científicas globais regulares (relatórios State of the World), são desenvolvidas medidas políticas para que os governos tomem providencias para conservar e usar de forma sustentável os recursos genéticos para alimentos e agricultura.
Alinhar as metas de conservação da biodiversidade com a agricultura sustentável promove sistemas alimentares resilientes, ao mesmo tempo em que preserva a integridade das paisagens agroecológicas. Para atingir isso, é imperativo que o setor de alimentos e agricultura integre suas práticas com as metas globais de conservação da biodiversidade, contribuindo ativamente para melhorar, preservar e restaurar a biodiversidade. O Kunming-Montreal Global Biodiversity Framework (GBF) fornece um caminho fundamental para atingir isso por meio de suas metas abrangentes relacionadas à agricultura.
O presidente do CGRFA, Benoît Girard (Canadá),saudando os delegados, disse que o tema da sessão, “promovendo a diversidade para a segurança alimentar e nutricional mundial”, deve ser entendido em seu sentido mais amplo – como abrangendo “diferentes prioridades, necessidades, oportunidades e desafios” ao mesmo tempo em que aprimora a colaboração entre diferentes partes interessadas e busca a repartição equitativa de benefícios.
Em uma mensagem de vídeo, Qu Dongyu, Diretor-Geral da FAO, saudou os próximos lançamentos de dois relatórios de inventário do Estado do Mundo (SOW), sobre recursos genéticos de plantas e florestas, observando que eles destacam a importância dos bancos de genes no enfrentamento de desafios relacionados à alimentação e à agricultura. Astrid Schomaker, Secretária Executiva da CDB, refletiu sobre a conclusão bem-sucedida da retomada da 16ª sessão da reunião da Conferência das Partes (COP 16) da CDB “nesta mesma sala”, dizendo que isso confirma que o multilateralismo ambiental “pode funcionar e deve funcionar”. Ela pediu para traduzir essas conquistas em ação, colocando a transformação dos sistemas agroalimentares no centro das Estratégias e Planos de Ação Nacionais de Biodiversidade (NBSAPs).
Kent Nnadozie, Secretário do Tratado Internacional sobre GRFA de Plantas (ITPGRFA), descreveu os relatórios SOW da Comissão não apenas como análises, mas como apelos à ação para fortalecer a cooperação, preencher lacunas e acelerar os esforços para garantir que a diversidade genética esteja disponível para aqueles que mais precisam.
Concluindo o segmento, o presidente Girard relatou o trabalho do Bureau no período entre sessões, destacando um workshop global sobre agentes de controle biológico e vários workshops regionais sobre a implementação do FA BFA
Em suas declarações de abertura , representantes de seis das sete regiões geográficas acolheram os novos relatórios do SOW, ao mesmo tempo em que expressaram preocupação com as baixas taxas de resposta às pesquisas circuladas pelo Secretariado para informar seu trabalho . Outros alertaram contra a expansão do trabalho da Comissão para questões novas e emergentes além de seu mandato
Ainda, no primeiro dia também houve o lançamento do Terceiro Relatório sobre o Estado dos Recursos Genéticos Vegetais do Mundo para Alimentação e Agricultura.
Kent Nnadozie, Secretário, ITPGRFA, observou que os relatórios SOW PGRFA fornecem uma base probatória crucial para decisões tomadas pelo ITPGRFA, reforçando assim o papel do Tratado na governança internacional do PGRFA. Ele relatou que a décima primeira sessão do órgão dirigente do ITPGRFA, a ser convocada em Lima, Peru, em novembro de 2025, deliberará sobre as conclusões do Terceiro Relatório.
Durante a sessão do lançamento, partes interessadas representando a academia, especialistas em preservação de sementes e gestão de bancos de genes e governos elaboraram essas descobertas e compartilharam perspectivas sobre questões-chave na conservação e uso sustentável de PGRFA.
Isabel López Noriega, Cientista, Alliance Bioversity International e CIAT, destacou o valor da cooperação aprimorada, particularmente em programas de uso sustentável, pré-melhoramento e melhoramento. Ela pediu colaboração para abordar lacunas tecnológicas para garantir que todos os países possam produzir e fazer uso de dados PGRFA de forma significativa. Ela também pediu a revisão prevista do Plano de Ação Global para Recursos Genéticos Vegetais para dar maior atenção a isso.
Ao discutir os impactos dos desastres na PGRFA, Lamis Chalak, da Universidade Libanesa, observou que o atual fornecimento internacional emergencial de sementes se concentra em variedades limitadas de culturas de fontes internacionais. Ela pediu a restauração de uma gama diversificada de variedades de culturas alimentares pré-desastre adaptadas às condições climáticas e de cultivo locais.
Tiziana Ulian, da Universidade de Turim, disse que a descoberta de que 42% dos sistemas alimentares estão em risco de extinção está intimamente ligada a descobertas semelhantes sobre perda de biodiversidade. Ela enfatizou que várias plantas comestíveis selvagens estão em risco devido à perda global de biodiversidade, acrescentando que as perdas de espécies alimentares selvagens têm uma dimensão cultural e ecológica devido ao conhecimento local associado, como valor medicinal e serviços ecossistêmicos.
Durante as deliberações finais, os delegados testemunharam uma adoção excepcionalmente tranquila do relatório da reunião , já que na rodada final de consultas informais, foi resolvido com sucesso as divergências pendentes
Em suas considerações finais, a moderadora do evento Miranda observou que o CGRFA 20 considerará as descobertas do Terceiro Relatório. Ela pediu aos participantes que se engajassem com o relatório para transformar suas recomendações em ações necessárias para a conservação e uso sustentável do PGRFA.
Nas declarações de encerramento, os delegados elogiaram o espírito colaborativo que levou as deliberações adiante ao longo da semana , com um deles observando que eles estavam “orgulhosos de fazer parte deste grupo de pessoas dedicadas à conservação e uso sustentável de recursos genéticos para alimentação e agricultura ”. Os membros aplaudiram ainda o Presidente Girard e o Secretariado por sua orientação competente . A reunião encerrou às 18h04.
Alguns sons da natureza são tão misteriosos que chegam a provocar arrepios — e um…
As araras são aves fascinantes, conhecidas por suas cores vibrantes, gritos poderosos e comportamento social…
Uma nova espécie de bambu foi recentemente identificada no estado de Rondônia, mas sua sobrevivência…
Uma pesquisa inovadora liderada pela Embrapa, em colaboração com especialistas internacionais, resultou na descoberta de…
No dia 7 de maio, em Brasília (DF), a Embrapa lança a Jornada pelo Clima,…
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) fizeram uma descoberta revolucionária que pode…
This website uses cookies.