Categories: Geral

Ciência Contribui para Criação da Lei de Adaptação às Mudanças Climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.904/24, que define diretrizes para a criação de planos de adaptação às mudanças climáticas. A nova legislação estabelece padrões para o monitoramento e a avaliação das ações, promove a articulação entre a esfera federal e os setores socioeconômicos e organiza a estruturação de planos estaduais e municipais.

Originada do Projeto de Lei 4129/21, de autoria da deputada Tabata Amaral (PSB, SP), a lei foi aprovada pelos senadores em maio e pelos deputados em junho, após considerações do Senado. A Embrapa teve um papel significativo na formulação dessa política pública, trabalhando sob a orientação da Presidência e da Diretoria de Pesquisa e Inovação. A Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais (ARIG) e a coordenação técnica da Gerência-Geral de Gestão de Portfólios e Programas de PD&I colaboraram com vários Portfólios, incluindo Mudança Climática, Convivência com a Seca, Serviços Ambientais, Pastagens e Carnes, além da Assessoria de Relações Internacionais.

Publicidade

Estrutura da Lei

A lei determina que as medidas de adaptação sejam elaboradas por órgãos federais competentes, em articulação com a União, estados, municípios e setores socioeconômicos. Também garante a participação social dos grupos mais vulneráveis aos efeitos adversos das mudanças climáticas e dos representantes do setor privado. O plano deve ser baseado em evidências científicas, análises modeladas e previsões de cenários, conforme relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O Comitê Gestor do Portfólio de Mudança Climática (CGPort) elaborou três Notas Técnicas durante a tramitação do projeto de lei no Congresso, contribuindo para qualificar o projeto e indicar fontes de recursos para a pesquisa voltada às mudanças climáticas.

Impacto da Embrapa

A articulação da Embrapa possibilitou mudanças significativas no conteúdo do projeto de lei, como a inclusão da avaliação, planejamento e priorização de uma gestão coordenada de investimentos. Isso visa minimizar perdas e danos gerados por eventos climáticos e fomentar a pesquisa, desenvolvimento e inovação para entender a vulnerabilidade dos sistemas nacionais e os impactos das mudanças climáticas. A pesquisa agropecuária, em particular, poderá receber recursos para desenvolvimento científico.

“Somos muito cobrados internacionalmente pela mitigação, mas captar recursos externos ainda é um desafio. Por isso, defendemos uma política nacional de investimento para pesquisa e desenvolvimento em adaptação e execução de ações,” afirmou o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, então presidente do Portfólio de Mudança Climática. Ele destacou a importância do Zoneamento de Risco Climático (Zarc) como uma ferramenta poderosa na redução das vulnerabilidades climáticas e como promotora de adaptação, já integrada à peça orçamentária do governo federal.

Planos Locais e Monitoramento

A lei também estabelece diretrizes para a elaboração de planos estaduais e municipais e ações e programas para auxiliar os entes federados na formulação de seus próprios documentos. A implementação poderá ser financiada pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. As ações deverão ser avaliadas, monitoradas e revisadas a cada quatro anos, integrando-se à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e à Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias – Portal Embrapa

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

6 minutos ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

2 horas ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

5 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

6 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

21 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

21 horas ago

This website uses cookies.