Categories: Pesquisa

Cientistas Descobrem Quando Hipopótamos “Voam”

Apesar de seu peso e tamanho significativos, cientistas descobriram que hipopótamos podem realmente sair do chão, pelo menos por um tempo limitado.

Existe algo mais aterrorizante do que uma criatura de 3.600 quilos voando em sua direção pelo ar?

Publicidade

Talvez não, e isso é uma realidade. Bem, mais ou menos.

cientistascientistas
Nesta imagem de um vídeo, observa-se um pesado hipopótamo ‘voando’ brevemente – Fonte: Royal Veterinary College

Cientistas descobriram que hipopótamos podem ficar no ar por períodos substanciais de tempo, por muito mais tempo do que outros de tamanhos similares.

A nova pesquisa do Royal Veterinary College (RVC) descobriu que esses mamíferos podem permanecer no ar por até 0,3 segundos de cada vez quando se movem em alta velocidade.

Eles são o segundo animal mais pesado da Terra – depois dos elefantes – mas, ao contrário desses, os hipopótamos trotam exclusivamente ao se mover, o que significa que são mais capazes de ganhar impulso.

O voo do hipopótamos

Mas por que os cientistas conduziram o estudo? O objetivo dos pesquisadores era melhorar a compreensão científica de como o tamanho dos grandes animais influencia seu movimento em terra.

Havia também um foco mais amplo na importância de apoiar a reconstrução da biomecânica evolutiva das linhagens de hipopótamos e ajudar veterinários a diagnosticar ou monitorar hipopótamos que possam ter problemas de locomoção ou estar apresentando claudicação.

A pesquisa chega em um momento crucial para os hipopótamos em todo o mundo.

Atualmente, das duas espécies restantes, o hipopótamo-pigmeu, que habita as florestas e zonas úmidas da África Ocidental e está em perigo de extinção, enquanto o hipopótamo-comum, encontrado principalmente nas savanas da África subsaariana, está listado como vulnerável.

Como os cientistas descobriram que hipopótamos podem ficar no ar? Como parte da pesquisa do RVC, especialistas monitoraram imagens de vídeo de dois hipopótamos se movendo ao redor de seu cercado no Flamingo Land Resort, em Yorkshire, norte da Inglaterra.

“Estamos empolgados em fornecer o primeiro estudo focado exclusivamente em revelar como os hipopótamos andam e correm”, disse o Professor John Hutchinson, autor principal do estudo, “Ficamos agradavelmente surpresos ao ver como os hipopótamos ficam no ar quando se movem rapidamente, é realmente impressionante.”

Curiosamente, muito pouco se sabia anteriormente sobre como os hipopótamos se movem, em parte devido ao fato de que eles tendem a ficar na água – e por causa do perigo significativo que representam para os humanos.

A nova pesquisa abriu uma janela para partes das vidas dos hipopótamos – e os especialistas estão esperançosos de que seja um passo na direção certa.

“Estou encantado por podermos ajudar a facilitar e auxiliar na coleta desses dados valiosos nesta publicação excepcional”, disse Kieran Holliday, oficial de ciência e conservação no Flamingo Land Resort, “O fato de que este artigo descobriu possíveis novas descobertas sobre a locomoção dos hipopótamos pode ter impactos positivos para a comunidade de zoológicos em relação aos cuidados e design de recintos.”

Os hipopótamos pesam até 3.600kg, o que os torna o animal terrestre mais pesado depois do elefante.

Atualmente, existem entre 115.000 e 300.000 hipopótamos selvagens em todo o mundo, vivendo principalmente em rios e lagos em toda a África subsaariana.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Pesquisa arqueológica de práticas indígenas na fertilização da Amazônia é premiada nos EUA

Um estudo inovador realizado pela arqueóloga Daiana Travassos Alves, professora da Universidade Federal do Pará…

6 horas ago

Degradação da Amazônia avança enquanto desmatamento recua

O crescimento acelerado da degradação da Amazônia, impulsionado principalmente por incêndios florestais, contrasta com a…

7 horas ago

Pesquisa analisa a bioeconomia na Amazônia envolta de caminhos e desafios

A expectativa para a realização da COP30, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém,…

9 horas ago

Por que o bicho-preguiça só desce da árvore uma vez por semana

O bicho-preguiça é um dos animais mais curiosos da fauna sul-americana. Com movimentos lentos, olhar…

12 horas ago

O que o tatu-bola faz com o próprio corpo para ele se proteger é incrível

No meio da caatinga seca ou em um cerrado escaldante, há um animal que carrega…

12 horas ago

Jabuti-piranga: o que come, onde vive e como cuidar?

Imagine um pequeno viajante com uma casa nas costas, movendo-se calmamente pelas florestas da Amazônia.…

1 dia ago