Com incentivos, indústria do biometano salta 20% nos EUA em 2022

Em meio aos novos incentivos governamentais para o setor de transporte, a capacidade de produção de biometano cresceu cerca de 20% nos Estados Unidos em 2022 – e ultrapassou a marca dos 10 milhões de m3/dia (385 milhões de pés cúbicos por dia).

O mercado americano adicionou uma capacidade de produção do combustível renovável de 1,7 milhão de m3/dia (60 milhões de pés cúbicos por dia) no ano passado, de acordo com a Wood Mackenzie.

Publicidade

Ao todo, 66 novos projetos de biometano foram anunciados nos Estados Unidos em 2022. O número de projetos dobrou nos últimos cinco anos, destaca a consultoria.

Para efeitos de comparação, o Brasil conta, hoje, com seis plantas de biometano autorizadas a operar e que produzem 195 mil m3/dia, na média do ano.

O biometano ainda representa cerca de 0,5% do mercado de gás natural nos EUA, mas a Wood Mackenzie estima que, com apoio contínuo de políticas públicas e com o desenvolvimento tecnológico, essa participação crescerá para 3% até 2050, para um total de 113,28 milhões de m3/dia (4 bilhões de pés cúbicos por dia).

Os EUA fecharam 2022 com uma capacidade instalada de 10,9 milhões de m3/dia. O Texas (1,7 milhão de m3/dia) é o estado com o maior parque instalado de produção do biocombustível.

A Wood Mackenzie cita que o setor foi estimulado, nos EUA, principalmente, pelos créditos fiscais de investimento da Lei de Redução da Inflação e programas de inserção de combustíveis de baixo carbono do programa Padrão de Combustível Renovável, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês).

A consultoria estima que mais da metade dessa produção é consumida por veículos movidos a gás natural.

A maior parte do biometano produzido nos EUA vem dos aterros sanitários, mas projetos que usam resíduos animais como matéria-prima estão em ascensão – bem como projetos de resíduos de alimentos e tratamento de águas residuais.

“Existem oportunidades para uma nova estrutura de políticas para impulsionar mais atividades no setor, mas também precisaremos ver esforços voluntários, principalmente do setor industrial, à medida que mais empresas se comprometem com iniciativas de baixo carbono”, escreveu a analista sênior da Wood Mackenzie, Natalia Patterson, relatório recente sobre o assunto.

“O crescimento no setor industrial teria o potencial de superar a demanda tradicional de RNG [renewable natural gas] no setor de transporte”, completou.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

“Uma Saúde” precisa de ecologia

A Terra está sempre mudando, mas as interconexões animais, humanas e ambientais estão aumentando com…

7 horas ago

Maioria dos brasileiros apoia regulação das redes sociais, aponta pesquisa

Uma pesquisa nacional realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 60% dos…

7 horas ago

Governo de SP divulga finalistas para gerir plataforma de financiamento para reflorestamento

O Governo de São Paulo avança na implementação de um novo mecanismo financeiro voltado para…

7 horas ago

Baterias de Lítio-Aragonita Duplicam Autonomia de Veículos Elétricos

Pesquisadores da Universidade Stanford desenvolveram uma tecnologia revolucionária de bateria que promete dobrar a autonomia…

8 horas ago

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

10 horas ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

12 horas ago

This website uses cookies.