A terceira reunião do Grupo de Trabalho de Economia Global (FWG – Framework Working Group) do G20 começou nesta segunda-feira (24/6) em Bruxelas, Bélgica, sob a coordenação do Brasil e em colaboração com a União Europeia. O encontro, que se encerra nesta terça-feira (25/6), dá continuidade à agenda proposta pelo Brasil.
A agenda do FWG, que faz parte da Trilha de Finanças do G20, foca na inclusão da desigualdade nos debates macroeconômicos globais e na integração das mudanças climáticas nas análises econômicas. A reunião foi aberta com um vídeo da embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças.
Em sua mensagem inicial, a embaixadora Rosito elogiou a receptividade dos membros do G20 à agenda brasileira e delineou os temas a serem discutidos: “Baseados em contribuições de organizações internacionais, debateremos o contexto econômico global, a diferença de crescimento entre os países e os riscos à estabilidade financeira. Também abordaremos a descarbonização, apresentando opções de políticas para a transição e caminhos que protejam a estabilidade macroeconômica e financeira enquanto se garante apoio público aos esforços de transição.”
Julia Braga, subsecretária de Acompanhamento Macroeconômico e de Política Comercial e coordenadora do FWG, destacou o progresso das discussões desde a primeira reunião do grupo. “Estamos em um bom caminho para construir e entregar resultados. O Brasil está entusiasmado com as contribuições que os países podem oferecer para lidar melhor com o desafio da desigualdade”, afirmou.
A reunião em Bruxelas marca um passo importante na coordenação internacional para enfrentar desafios econômicos globais, com uma ênfase particular nas questões de desigualdade e mudança climática, alinhando os esforços dos países do G20 para promover uma economia global mais justa e sustentável.
Uma dieta rica em alimentos como uva, morango, açaí, laranja, chocolate, vinho e café pode…
A Embrapa Amazônia Oriental lançou uma cartilha que ensina técnicas sustentáveis para o cultivo de…
A conservação da natureza e a restauração de ecossistemas tornaram-se temas centrais nas discussões sobre…
A pressão por práticas sustentáveis nunca foi tão intensa. Em 2025, com a crise climática…
O permafrost do Ártico, lar de mais de três milhões de pessoas, constitui a base…
Alavancas transformadoras. Cultivo flutuante de bancos de lama e terras áridas - Índia Entre as…
This website uses cookies.