Nesta quinta-feira (13/6), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoverá dois leilões públicos visando auxiliar os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins na comercialização e escoamento da borracha natural cultivada na safra 2023/2024. Serão ofertadas 2.028 toneladas pelo Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e 11.492 toneladas pelo Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro).
A iniciativa foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 15, de 22 de fevereiro de 2024, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Planejamento e Orçamento, publicada em março. O documento estabelece um recurso de até R$ 70 milhões para o escoamento da safra 2023/2024, abrangendo os estados especificados e destinando-se a qualquer localidade do Brasil.
No PEP, podem participar usinas de beneficiamento e comerciantes que comprovem a compra do produto pelo preço mínimo, recebendo o prêmio após essa comprovação. Já no Pepro, o prêmio é destinado ao produtor ou cooperativa que venda o produto, recebendo a diferença entre o preço mínimo e o valor do Prêmio Equalizador arrematado. Em ambos os casos, é necessário comprovar o escoamento conforme as condições previstas no Aviso.
Os participantes devem estar inscritos na Bolsa de Mercadorias em que pretendem atuar e estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab e no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Além disso, é necessário ter cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e demais Agentes (Sican) da Conab e estar regularizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), bem como perante a Fazenda Federal e a Seguridade Social, entre outras exigências previstas no edital.
O apoio à comercialização por meio dos instrumentos PEP e Pepro visa estimular a cadeia produtiva nacional de borracha cultivada, estabilizando o mercado e garantindo renda ao produtor rural. Este é um dos principais objetivos da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que busca fortalecer a economia agrícola e assegurar melhores condições de mercado para os produtores.
Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…
A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…
This website uses cookies.