Categories: Geral

Abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias destaca perspectivas para a região

 

A abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada na última quarta-feira (6/11) em Belém (PA), evidenciou a disposição de diversos segmentos da sociedade em discutir e propor ações para proteger e definir o futuro da Amazônia. A região é crucial para enfrentar as mudanças climáticas e trazer outros benefícios.

Publicidade

Importância na proteção da Amazônia

Captura de tela 2024 11 07 124330Captura de tela 2024 11 07 124330Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), destacou a importância da proteção da Amazônia como um desafio global. “Dependemos da Amazônia para superar a emergência climática. Esta conferência, organizada pelo IBRAM com apoio do governo estadual e outras organizações, visa envolver todos que possam contribuir com soluções,” afirmou.

Jungmann enfatizou a necessidade de união: “Precisamos de todas as forças disponíveis. Esta conferência não é para mostrar a visão do setor mineral, mas para reunir aqueles que têm algo a propor para enfrentar os problemas da Amazônia.” Ele acrescentou que o desenvolvimento sustentável da região requer respeito aos direitos dos povos originários e combate ao garimpo ilegal.

Conferência Internacional e a COP30

O governador do Pará, Hélder Barbalho, ressaltou que a conferência e a COP30, marcada para 2025 em Belém, colocam a cidade no centro das discussões sobre a Amazônia. “A conferência oferece uma oportunidade extraordinária para discutir diretamente com os habitantes da região, promovendo um novo olhar sobre a Amazônia,” disse.

Ediney Drummond, diretor-presidente da Lundin Mining e vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM, elogiou o debate inclusivo da conferência, que dá voz a diversos segmentos e demonstra a maturidade da sociedade para discutir o futuro da Amazônia.

A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças, incluindo o governador Hélder Barbalho, lideranças indígenas como Neidinha Suruí, representantes do governo, diplomatas, ex-ministros, ambientalistas, executivos e acadêmicos. Gustavo Pimenta, presidente da Vale, enviou uma mensagem de vídeo destacando a importância da conferência e as iniciativas da empresa para a preservação da floresta. A conferência seguirá até o dia 8 de novembro.

 

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Luiz Lessa (Banco da Amazônia) é cotado para assumir presidência do Banco do Brasil

As movimentações nos bastidores do governo federal indicam que uma nova mudança pode acontecer no…

4 minutos ago

ANP confirmou o leilão de 47 blocos de exploração do petróleo na foz do Amazonas para 17 de junho

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou, nesta segunda-feira (14), a…

3 horas ago

Coruja durante o dia é sinal de quê? Entenda o comportamento do animal

Ver uma coruja em plena luz do dia pode parecer inusitado, até mesmo simbólico. Para…

3 horas ago

Por que o lobo-guará tem pernas tão compridas e o que isso revela sobre seu habitat

Ele se move com leveza por entre as altas gramíneas do Cerrado, quase como uma…

3 horas ago

Brasil pode liderar mercado global com descoberta de terras raras

O Brasil, com sua extensa área territorial e diversidade geológica, guarda um tesouro ainda pouco…

4 horas ago

Estudos inéditos avançam no uso de ultrassom focalizado no tratamento do Parkinson

Equipes de pesquisadores em Madri, na Espanha, e em Toronto, no Canadá, são as primeiras…

6 horas ago