Categories: Meio Ambiente

Ministério da Fazenda faz consulta pública para investimentos no programa Natureza, Povos e Clima

O Ministério da Fazenda abriu consulta pública para receber sugestões e comentários sobre o Plano de Investimento do Brasil, no escopo Programa Natureza, Povos e Clima (Nature, People and Climate Program) dos Fundos de Investimento Climático (Climate Investment Funds ‒ CIF). A elaboração do Plano contou com a participação do Serviço Florestal Brasileiro, que trabalhou para o alinhamento da proposta com as prioridades de política ambiental do Governo Federal. A consulta é aberta a todos os membros da sociedade civil e visa garantir um processo inclusivo e colaborativo.

O programa

O programa de investimento Natureza, Pessoas e Clima (NPC) apoia soluções baseadas na natureza, preenchendo a lacuna entre o financiamento de mitigação e adaptação. O programa capacita povos indígenas e comunidades locais e fornece benefícios adicionais, como biodiversidade e meios de subsistência melhorados.

Publicidade

Nascido da experiência do CIF em projetos inovadores de silvicultura e resiliência climática, o NPC apoia ações climáticas eficazes e resiliência por meio de práticas sustentáveis ​​de terras em países de baixa e média renda, desde pequenos estados insulares até a África Subsaariana e América Latina.

O NPC foca em soluções baseadas na natureza que reconhecem as relações complexas e conjugadas entre uso da terra, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e melhores meios de subsistência para comunidades rurais e povos indígenas – alcançando uma vitória tripla para desenvolvimento, clima e natureza.

Plano de Investimento

A abordagem programática do CIF-NPC consiste na elaboração e implementação de um Plano de Investimento do país. O processo de elaboração do Plano conta com o apoio de bancos multilaterais de desenvolvimento, e prevê consultas às partes interessadas. O Plano será submetido à aprovação pelo Conselho do CIF.

O Plano de Investimento do Brasil para o NPC foi elaborado de forma participativa pelo Ministério da Fazenda, o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Objetivo do plano

O objetivo central do Plano de Investimento do Brasil é promover a restauração florestal em áreas da Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia, na região do Arco do Desmatamento, localizado nos estados do Pará, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.

Isso inclui o incentivo à recuperação ecológica e implementação de sistemas agroflorestais para aumentar a cobertura florestal, contribuir para a remoção de carbono, proteger recursos hídricos, conservar a biodiversidade e criar oportunidades econômicas sustentáveis para as comunidades locais. Além disso, busca transformar áreas vulneráveis, marcadas por altas taxas de desmatamento, em territórios resilientes e sustentáveis, alinhados com as metas climáticas.

O NPC está inserido numa estratégia maior do Plano de Transformação Ecológica (PTE) da pasta. O PTE visa criar empregos de alta qualidade da nova economia de baixo carbono e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada ambiental da produção e consumo no país. Ele encara a Transformação Ecológica como uma oportunidade de desenvolvimento econômico, social e ambiental para o Brasil. Por meio do NPC, especificamente, o País terá acesso a US$ 47 milhões em empréstimos concessionais.

Os Fundos de Investimento Climático foram criados em 2008 com o objetivo de mobilizar recursos e canalizar investimentos para o desenvolvimento de baixo carbono e resistente ao clima em países de baixa e média renda.  Até o momento, os recursos do CIF geraram mais de 61 bilhões de dólares em cofinanciamento para intervenções nas áreas de mitigação e adaptação à mudança do clima, destacando-se dentre os maiores mecanismos de financiamento do clima no mundo.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

16 horas ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

16 horas ago

5 erros ao limpar superfícies de madeira que você pode estar cometendo

Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…

16 horas ago

Mudanças climáticas podem reduzir produção de Belo Monte a 30% da capacidade até 2050

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, pode ver sua produção de energia…

17 horas ago

Floresta antiga, intocada e congelada

O derretimento do gelo no alto das Montanhas Rochosas revelou uma floresta impecavelmente preservada, congelada…

18 horas ago

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

1 dia ago

This website uses cookies.