Categories: COP 30Geral

Dan Ioschpe assume papel estratégico na COP30 como Campeão de Alto Nível do Clima

O Brasil se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará, e terá um reforço de peso em sua liderança climática. O empresário Dan Ioschpe foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a função de Campeão de Alto Nível do Clima da conferência, um papel fundamental na mobilização de ações e compromissos voluntários para fortalecer a implementação do Acordo de Paris.

Trajetória de Loschpe

Ioschpe, que preside o conselho de administração da Iochpe-Maxion e participa dos conselhos da WEG, Marcopolo e Embraer, tem uma trajetória consolidada na indústria brasileira. Além disso, exerceu um papel de liderança internacional ao comandar o Business 20 (B20) durante a presidência brasileira do G20 em 2024. Agora, ele terá a missão de impulsionar iniciativas voltadas à transição energética e ao desenvolvimento sustentável, buscando a convergência entre os interesses do setor privado e as prioridades climáticas do país.

Publicidade

Screenshot 2025 04 03 105613Screenshot 2025 04 03 105613

“Espero contribuir para o avanço da ação climática global, garantindo que o Brasil aproveite seu potencial para acelerar essa agenda. Meu compromisso é integrar os diversos atores da sociedade, capturando iniciativas e promovendo oportunidades concretas para uma economia de baixo carbono”, afirmou Ioschpe.

Repercussão da nomeação

A nomeação foi bem recebida pela equipe organizadora da COP30. O presidente-designado da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, destacou que a experiência de Ioschpe no G20 demonstrou sua capacidade de articular o setor privado em prol de ações climáticas estratégicas. Simon Stiell, secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), reforçou a importância de sua participação para fortalecer esforços globais na mitigação das mudanças climáticas.

Criada na COP21, em 2015, a função de Campeão de Alto Nível do Clima tem o propósito de conectar atores econômicos e governos para acelerar o cumprimento das metas climáticas internacionais. O trabalho do campeão ocorre dentro da Parceria de Marraquexe para Ação Climática Global, uma iniciativa reconhecida na COP22, em 2016, para facilitar o engajamento de setores-chave na implementação de compromissos ambientais.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou a relevância de ter um nome como Ioschpe à frente dessa articulação: “Ele representa a força da indústria brasileira e tem experiência no diálogo com o setor produtivo nacional e internacional. Sua atuação será fundamental para integrar diferentes agentes e impulsionar uma transição justa e eficaz.”

Com um mandato de dois anos, Ioschpe trabalhará em 2025 ao lado de Nigar Arpadarai, Campeã de Alto Nível do Clima da COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão. Arpadarai comemorou a nomeação e reforçou a importância da cooperação internacional na transição para uma economia sustentável.

Campeão Climático da Juventude

A COP30 também contará com um Campeão Climático da Juventude, que será escolhido entre 24 jovens candidatos pré-selecionados após um chamamento público realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. A expectativa é que essa nova liderança ajude a amplificar a voz da juventude nas discussões climáticas globais.

Com a proximidade da conferência, a expectativa cresce em torno das soluções e compromissos que serão debatidos em Belém. A nomeação de Ioschpe reforça o compromisso do Brasil em promover uma COP30 que alinhe esforços entre governos, setor privado e sociedade civil, consolidando avanços concretos na luta contra a mudança do clima.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Boto-vermelho: 5 fatos reais da sua importância muito além das lendas

Na Amazônia, todo mundo já ouviu que o boto-vermelho vira homem bonito em festas ribeirinhas…

4 horas ago

Seriemas têm 3 hábitos pouco conhecidos apesar do canto alto

É difícil ignorar o canto estridente de uma seriema ao longe — ele ecoa como…

19 horas ago

Anu-preto desafia a lógica com 1 único ninho dividido por todo o grupo

Quem vê um bando de anu-pretos empoleirado em fios ou cercas, trocando chamados estridentes e…

19 horas ago

Pesquisa arqueológica de práticas indígenas na fertilização da Amazônia é premiada nos EUA

Um estudo inovador realizado pela arqueóloga Daiana Travassos Alves, professora da Universidade Federal do Pará…

2 dias ago

Degradação da Amazônia avança enquanto desmatamento recua

O crescimento acelerado da degradação da Amazônia, impulsionado principalmente por incêndios florestais, contrasta com a…

2 dias ago

Pesquisa analisa a bioeconomia na Amazônia envolta de caminhos e desafios

A expectativa para a realização da COP30, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém,…

2 dias ago