Os portos públicos do Brasil registraram um aumento de 8,17% na movimentação de cargas em abril deste ano, alcançando 38,78 milhões de toneladas, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Estes portos representam 36,9% de toda a movimentação portuária nacional.
A movimentação total de cargas em todos os portos do país foi de 105,13 milhões de toneladas em abril, um crescimento de 2,59% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros quatro meses de 2024, a movimentação totalizou 413,5 milhões de toneladas, um aumento de 5,92% em comparação ao ano anterior.
Em abril, as cargas com maior crescimento foram:
No acumulado dos primeiros quatro meses, os destaques foram:
Cargas conteinerizadas:
Granéis sólidos:
Granéis líquidos e cargas gerais:
Apoio marítimo:
Longo curso:
Cabotagem:
Apoio portuário e navegação interior:
O porto público que mais cresceu em abril foi o Porto de São Sebastião (SP), com um aumento de 109,99%, movimentando 0,13 milhão de toneladas. Seguido pelo Porto de Cabedelo (PB) (+74,48%, 0,09 milhão) e o Porto de Porto Alegre (RS) (+69,91%, 0,09 milhão).
Os terminais privados mantiveram estabilidade em relação a abril do ano passado, movimentando 66,34 milhões de toneladas de cargas. O terminal privado com maior crescimento foi o Terminal da Alumar (MA), com um aumento de 76,96%, totalizando 1,22 milhão de toneladas movimentadas.
O crescimento na movimentação de cargas nos portos públicos e a estabilidade nos terminais privados refletem uma expansão contínua no setor portuário brasileiro, impulsionada por diversos tipos de cargas e estratégias logísticas aprimoradas.
Uma descoberta digna de ficção científica está intrigando a comunidade científica e remodelando a forma…
A caminho da COP30, o setor de transportes brasileiro deu um passo estratégico rumo à…
Quando a noite cai sobre a Amazônia, sombras aladas cruzam o céu, silenciosas e precisas.…
A cidade de Belém, capital do Pará, se prepara para sediar um dos encontros mais…
Em uma trilha na Amazônia, você pisa em um montículo de terra endurecida, uma fortaleza…
Imagine um peixe dando um rolê fora d’água, usando nadadeiras como se fossem perninhas, ou…
This website uses cookies.