Curso EAD destaca importância dos sistemas agroflorestais na Amazônia

 

O curso de educação a distância “Introdução aos Sistemas Agroflorestais na Amazônia” oferece uma abordagem prática e didática sobre modelos sustentáveis de uso da terra. Desde o planejamento até o manejo eficiente, o curso está disponível gratuitamente na plataforma e-Campo da Embrapa.

Atividades do curso

“Utilizamos conceitos e experiências reais de agricultores para mostrar como os SAFs transformam o uso da terra na Amazônia. O objetivo é capacitar os participantes a implantar e aplicar técnicas de manejo sustentável na região amazônica,” explica Eufran Amaral, pesquisador da Embrapa Acre.

A capacitação é destinada a diversos públicos, incluindo uma versão em espanhol para agricultores familiares, extensionistas, empresários do setor agropecuário, estudantes e profissionais das áreas correlatas. Com carga horária de 40 horas, o curso é dividido em três módulos: princípios e classificações dos SAFs, etapas do planejamento e implantação, e compartilhamento de conhecimentos práticos.

Uso dos SAFs

Os SAFs combinam árvores, culturas agrícolas e animais em uma mesma área, promovendo a recuperação de áreas degradadas, a manutenção da floresta em pé e a minimização dos impactos das mudanças climáticas. Além de proporcionar serviços ambientais, esses sistemas diversificam a produção e garantem a segurança alimentar das famílias rurais.

O curso é resultado do projeto “Inovações para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira (Inova Amazônia)”, executado por diversas unidades da Embrapa com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Exemplo prático

João Evangelista e Ana Paula de Souza, moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, implantaram um SAF há 10 anos em uma antiga área de pastagem. O sistema inclui seringueira, açaízeiro, castanheira e cupuaçuzeiro. Segundo Ana Paula, a diversidade de culturas trouxe boas produtividades e renda significativa.

“Todo o trabalho na propriedade valeu a pena. A cada dia vemos uma melhora, e agora colhemos açaí, que tem grande potencial econômico. No início, fomos criticados por abrir mão da pastagem, mas hoje vemos que tomamos a decisão certa,” destaca Ana Paula.

Vitrine de capacitações e-Campo

A plataforma e-Campo oferece capacitações online desenvolvidas pela Embrapa e parceiros, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e tecnologias de forma acessível. Os cursos estão disponíveis em diversos formatos e podem ser acessados de qualquer parte do Brasil e em mais de 100 países.

Inscreva-se no curso “Introdução aos Sistemas Agroflorestais na Amazônia” aqui.

 

Share

Recent Posts

  • Economia

Crédito rural chega à periferia de Belém e fortalece extrativismo urbano

O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…

1 dia ago
  • Meio Ambiente

Universidades levam ciência climática para dentro das favelas

Quando a ciência começa dentro da favela As mudanças climáticas já não são uma abstração…

1 dia ago
  • Meio Ambiente

UBS da Floresta leva energia, vacina e cuidado a comunidades da Amazônia

Quando a noite não apaga mais o cuidado com a vida Até pouco tempo atrás,…

1 dia ago
  • Meio Ambiente

Pesquisadoras da Uerj entram para o seleto grupo do IPCC da ONU

Cientistas brasileiras no centro das decisões climáticas globais A ciência do clima é, hoje, um…

1 dia ago
  • Energia 2045

Margem equatorial pode gerar empregos em toda a cadeia, diz IBP

A margem equatorial como nova fronteira energética do Brasil A extensa faixa do litoral brasileiro…

2 dias ago

This website uses cookies.