Microbiota intestinal
Diagnosticar o autismo continua sendo uma tarefa complicada e subjetiva, que depende em grande parte de observação e análise. Um novo estudo sugere que isso pode mudar significativamente com futuros pacientes sendo diagnosticados através de uma amostra de fezes.
Um estudo com mais de 1.600 crianças, com idades entre 1 e 13 anos, descobriu que crianças autistas parecem ter marcadores específicos em seu microbioma intestinal. Se a pesquisa da Universidade Chinesa de Hong Kong se confirmar, isso sugere que um futuro teste para tais biomarcadores através de uma amostra de fezes poderia proporcionar um diagnóstico rápido, barato e precoce.
O pesquisador de microbioma Sarkis Mazmanian, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, disse: “Muito é deixado para os questionários. Se conseguirmos algo que possamos medir, seja o que for, isso é uma grande melhoria.” A ideia de que o microbioma intestinal desempenha algum papel no autismo não é nova, mas este estudo publicado na Nature Microbiology, é considerado o mais abrangente até o momento sobre o assunto.
Ele analisou não apenas as bactérias intestinais no trato digestivo, mas também outros microrganismos, como fungos, vírus e archaea, conforme um comunicado no Science Alert.
O autor principal do estudo, Qi Su, observa que a maioria dos diagnósticos de autismo não é feita até cerca dos 6 anos de idade. “Nosso painel de biomarcadores do microbioma tem um alto desempenho em crianças com menos de 4 anos, o que pode ajudar a facilitar um diagnóstico precoce.
É possível que o intestino não seja apenas um fator no diagnóstico, mas também no tratamento. O estudo “levanta a perspectiva de intervenções personalizadas que utilizam dieta ou bactérias vivas conhecidas como probióticos para estabelecer um microbioma mais diversificado naqueles diagnosticados com a condição.”
Operação Tamoiotatá 2025 expõe o avanço da fiscalização ambiental no sul do Amazonas O balanço…
Integração lavoura-pecuária redesenha a pecuária de baixo carbono no Cerrado Em um momento em que…
Hospital do Baixo Amazonas encerra 2025 como referência nacional em sustentabilidade Ao completar 19 anos…
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas e riscos nos primeiros dias de 2026…
O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…
This website uses cookies.