Para definir as prioridades socioambientais e climáticas do Nordeste do estado do Pará, integrantes de organizações não governamentais (ONGs) participaram neste mês de novembro do 1° Encontro do Interior Rumo à COP30, realizado na Câmara Municipal de Primavera (PA). O evento é uma realização do Movimento Social Primaverense, formado por membros da sociedade civil e parceiros, como a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que possui fábrica no município.
O encontro reuniu especialistas, lideranças comunitárias, representantes do setor público e privado para debater os desafios e as oportunidades do nordeste paraense no contexto da COP30, com foco em estratégias voltadas para projetos sustentáveis e transformações regionais. O evento contou com palestras conduzidas por representantes da Organização da Cooperativas do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Votorantim Cimentos, Openeem e do Projeto Da Amazônia para Belém, abordando temas importantes como mudanças climáticas, produção sustentável de alimentos e conservação ambiental.
Além das palestras, debates e dinâmicas de grupo resultaram na formulação de objetivos estratégicos que buscam garantir a participação ativa da região nas discussões globais da COP30.
1- Troca de Experiências: Especialistas, empresas, poder público e comunidades locais uniram esforços para identificar soluções que atendam aos desafios estruturais e ambientais da região.
2- Fontes de Financiamento: Discussão sobre linhas de crédito subsidiadas para apoiar práticas como agricultura regenerativa e cadeias produtivas sustentáveis, promovendo a preservação da floresta em pé e a valorização da biodiversidade local, como apicultura, sistemas agroflorestais, reaproveitamento de resíduos sólidos, entre outros.
3- Comitê do Interior: Criação de um comitê intersetorial para representar os interesses regionais durante a COP30, fortalecendo a voz do interior do Pará nos debates climáticos.
4- Produções Sustentáveis: Desenvolvimento de estratégias colaborativas para impulsionar o progresso social, econômico e ambiental, com foco na capacitação e disseminação de informações para a elaboração de projetos e a captação de recursos voltados a iniciativas sustentáveis.
A presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Guarumandeua, Jackeline dos Santos Silva, participou do encontro e afirmou que o evento demonstra a valorização dos movimentos sociais da região. “O reflorestamento é uma das bases para combater as mudanças climáticas e a agricultura familiar tem um papel importante nessa ação. Por isso, as pequenas cadeias produtivas precisam estar inseridas nas discussões ambientais e esse encontro foi fundamental para trocarmos experiências e nos fortalecermos para a COP30”, disse Jackeline.
“A realização do 1º Encontro do Interior Rumo à COP30 reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades, pilares centrais dos nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. Enxergamos em Primavera um enorme potencial transformador e acreditamos que a união de esforços é essencial para promover a responsabilidade ambiental e social. Por meio de iniciativas como essa, buscamos construir um legado positivo no município, oferecendo soluções que gerem valor compartilhado e contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos em Primavera, Rodrigo Telles.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) é uma reunião anual de signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A 30ª edição será realizada em Belém, no Pará, de 14 e 26 de novembro de 2025. O objetivo da COP é debater medidas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa e buscar soluções para problemas ambientais.
O 1º Encontro do Interior do Pará Rumo à COP30 marca o início de uma mobilização histórica para promover o protagonismo do interior do estado nas discussões climáticas e no desenvolvimento sustentável. A jornada conjunta visa gerar impactos concretos e duradouros para a região, antes, durante e após a COP30, reafirmando o compromisso com o futuro do nordeste paraense.
O 21º Acampamento Terra Livre (ATL), realizado com a presença de representantes indígenas de todas…
Encerrado em março de 2024, o Acordo de Cooperação Técnica nº 04/2022, firmado entre a…
Em uma performance sensorial repleta de arte, natureza e mensagens poderosas, o Brasil estreou seu…
Entre os dias 28 e 31 de maio de 2025, Brasília será palco do…
Existem mapas melhores da superfície da Lua do que do fundo do oceano da Terra.…
Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) conquistaram reconhecimento internacional ao desenvolverem postes de iluminação…
This website uses cookies.