Ao completar 23 anos de reconhecida excelência em sua área, a Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro terá programação especial nesta quinta-feira (6). Para comemorar a data, a ENBT promoverá uma série de atividades, que inclui visita guiada ao Solar da Imperatriz, exposição de ilustrações botânicas e oficina educativa dirigida a professores.
Primeira do gênero na América Latina, a ENBT oferece cursos de mestrado e doutorado – acadêmicos e profissionais – com programas direcionados ao conhecimento da flora nacional, ecossistemas brasileiros e conservação da biodiversidade, cursos de extensão para o público em geral, de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de capacitação para servidores e colaboradores do próprio JBRJ e instituições parceiras, abrangendo também o programa de Educação Ambiental do JBRJ.
Desde sua criação, a Escola tem como sede o Solar da Imperatriz, um raro exemplar da arquitetura semirrural no Rio de Janeiro, construído no século 19. Está situado em uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1973, como conjunto paisagístico do Horto Florestal, registrado como sítio arqueológico integrante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A criação do Programa de Extensão em Ilustração Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Botânica foram os marcos iniciais da ENBT. Posteriormente, a atuação da Escola ampliou-se em várias frentes, com destaque para a criação do mestrado profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação e a incorporação do Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ. Em 2020, teve início a primeira turma de doutorado profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação.
Confira a seguir a programação de aniversário de 23 anos da Escola Nacional de Botânica Tropical nesta quinta-feira, 6 de junho, para o público:
Horário: 10h
Serão oferecidas 15 vagas ao público. O Jardim Botânico vai disponibilizar um ônibus para transporte dos visitantes. O ponto de encontro será às 9h30 no Centro de Visitantes, localizado na Rua Jardim Botânico, 1008. Para participar da visita, é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail cvis@jbrj.gov.br ou telefone (21) 3874-1808. A visita terá duração de aproximadamente duas horas.
Guiados pela arquiteta e urbanista do Jardim Botânico Dalila Thiago, os visitantes conhecerão a história da edificação, que teve diversos usos desde o século 19, e representa uma linguagem arquitetônica característica das chácaras e solares situados nos arredores da cidade do Rio de Janeiro na época, com as influências do neoclássico europeu sobre o estilo colonial. Além da casa principal, o público também poderá visitar o local onde existia uma antiga capela – hoje auditório, com parede em pedra – e o porão, com colunas feitas de pedras, onde foram descobertos vestígios da senzala. Serão abordadas ainda as obras de restauração pela qual o prédio passou para se tornar sede da ENBT, na virada do século 20 para o 21.
Horário: a partir das 9h, nas salas 2 e 3 na ENBT.
Por Escola Nacional de Botânica Tropical- Jardim Botânico do RJ
Está no ar a nova edição da Revista Amazônia, com reportagens que iluminam um cenário…
Em meio às folhas verdes e úmidas das florestas tropicais, existe um anfíbio quase invisível…
Você andaria tranquilo por uma trilha se soubesse que há uma cobra ali, parada como…
Ele se alimenta de carniça, vive rondando lixões e é presença constante em estradas com…
Na Amazônia, todo mundo já ouviu que o boto-vermelho vira homem bonito em festas ribeirinhas…
É difícil ignorar o canto estridente de uma seriema ao longe — ele ecoa como…
This website uses cookies.