DCIM100MEDIADJI_0064.JPG
O governador Helder Barbalho sancionou, nesta terça-feira (26), a Lei nº 766/2023, que institui a Política e Sistema Estadual de Unidades de Conservação. A medida estabelece diretrizes importantes para a criação de novas áreas protegidas no território paraense, com o objetivo de preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável.
A legislação traz consigo duas novas categorias de Unidades de Conservação (UCs) inéditas no Brasil: os Bosques Municipais e os Rios de Proteção Especial. A primeira delas, devido ao seu baixo custo de manutenção e facilidade de implantação, tem tudo para se tornar uma opção favorita nas áreas urbanas. Esse modelo será de extrema importância para fomentar a proteção da biodiversidade local e ampliar os espaços verdes nos municípios.
A formação de corredores fluviais busca conectar UCs, fomentando mosaicos e corredores ecológicos. Além disso, esses rios estimulam o desenvolvimento turístico ecológico, a pesca esportiva e comunitária, visando o progresso socioeconômico das comunidades locais. A expectativa é que os rios São Benedito e Azul, na região sudoeste paraense, sejam os primeiros a compor a nova categoria.
A Lei prevê, ainda, a elaboração de planos de manejo para esses territórios, com o objetivo de garantir a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável dos recursos naturais. Dessa forma, atende aos requisitos propostos de ordenamento, organização e viabilidade das categorias de manejo, de acordo com a vocação natural e socioeconômica das futuras áreas a serem transformadas em UCs estaduais e municipais.
Além de criar os Bosques Municipais e os Rios de Proteção Especial, a legislação também define critérios importantes para a criação e gestão das UCs estaduais e municipais, como parques, estações ecológicas, reservas biológicas, monumentos naturais, áreas de proteção ambiental, entre outros.
“O nosso maior objetivo é garantir a manutenção do equilíbrio ecológico, mitigar os efeitos das mudanças climáticas para as presentes e futuras gerações, por isso a Política Estadual de Unidades de Conservação vem ao encontro desse nosso propósito, sempre defendido e reiterado pelo governador Helder Barbalho”, complementou o secretário.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, afirma que essas iniciativas promissoras reforçam o compromisso do Estado do Pará com a preservação ambiental e a busca de uma convivência sustentável entre a população e os ecossistemas presentes na região. “O governador Helder Barbalho demonstra, mais uma vez, seu comprometimento com a proteção dos recursos naturais e com a promoção do desenvolvimento sustentável no estado. Ainda temos muitas ações pela frente e, agora, com um arcabouço legal mais robusto para a continuidade dos trabalhos”, afirmou.
Expectativa – Submetida à avaliação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na última terça-feira (19), a nova legislação foi aprovada por mais de 90% dos parlamentares. O diretor de Gestão da Biodiversidade do Ideflor-Bio, Crisomar Lobato, trabalha há 40 na área e acredita que a medida representa um avanço significativo para a conservação das reservas naturais paraenses.
“Com a criação de novas áreas protegidas, a exemplo dos bosques municipais, esperamos que haja uma conscientização ainda maior da sociedade sobre a importância da preservação ambiental e uma participação assídua nesse trabalho coletivo pela preservação dos recursos naturais”, ressaltou o dirigente.
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…
Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…
A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
This website uses cookies.