As Nações Unidas recebem, a partir desta segunda-feira, centenas de ministros, ativistas e membros da sociedade civil para a edição de 2024 do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.
O evento, segundo a organização, concentrará suas discussões em como os países podem melhorar seu desempenho para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos próximos seis anos.
As sessões de duas semanas seguem a Cúpula dos ODS, realizada em setembro passado, que foi descrita pelo secretário-geral da ONU como um “momento de unidade” para alcançar as metas globais. Durante o fórum, serão debatidos temas como o ODS 1 (Fim da Pobreza), ODS 2 (Fome Zero), ODS 13 (Ação Climática), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ODS 17 (Parcerias para os Objetivos).
Os países participantes compartilharão histórias de sucesso e seus impactos em diversos setores sociais, com a participação de grupos representando mulheres, crianças e jovens, ONGs, povos indígenas, agricultores e autoridades locais.
Um dos objetivos do Fórum Político de Alto Nível de 2024 é gerar impulso para a Cúpula do Futuro, programada para ocorrer entre 22 e 23 de setembro. O evento, que acontecerá durante a Semana de Alto Nível da 79ª Assembleia Geral da ONU, é visto como uma oportunidade para revitalizar o sistema multilateral e realinhar o mundo com os objetivos dos ODS.
As duas reuniões terão em comum o foco nos avanços da atuação global. Espera-se que, nas próximas semanas, sejam produzidos rascunhos de declarações e outros documentos para a Cúpula do Futuro, incluindo o Pacto para o Futuro. Esta proposta incluirá prioridades e ações para enfrentar desafios globais, uma declaração sobre as Gerações Futuras e o Pacto Digital Global, que deverá delinear um caminho para que o setor digital amplie a abertura, liberdade, segurança e a ação centrada no ser humano.
O Fórum Político de Alto Nível foi criado após a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em 2015, que estabeleceu 17 ODS com metas em áreas como pobreza, educação, igualdade de gênero e meio ambiente. Este fórum serve como uma plataforma para monitorar e acelerar o progresso em direção a essas metas globais, promovendo a cooperação internacional e a troca de melhores práticas.
Quando o sol desponta na Amazônia, um coral de vozes irrompe – o rugido dos…
Um animalzinho curioso, com uma armadura natural e um jeito tímido de cavar a terra,…
Um pequeno roedor correndo pela mata, de repente, para, ergue o rabo e solta um…
A IFAT Brasil 2025, maior feira internacional voltada a tecnologias ambientais da América Latina, está…
Um estudo realizado na Unicamp revelou que o hormônio FGF19, produzido pelo intestino, atua diretamente…
Em um movimento que promete sacudir o mercado voluntário de carbono, a Orizon, especialista em…
This website uses cookies.