Geral

Fotos de Vida Selvagem 2023

No Centro Espacial da Guiana, entre Kourou e Sinnamary, Guiana Francesa, Os trompetistas – assim chamados por seus gritos altos – passam a maior parte do tempo se alimentando no chão da floresta, comendo frutas maduras, insetos e ocasionalmente pequenas cobras. A jibóia poderia ter feito deles uma refeição. Imagem: Hadrien Lalagüe

“Embora inspirem admiração e admiração absolutas, as imagens vencedoras deste ano apresentam provas convincentes do nosso impacto na natureza – tanto positivo como negativo”, disse Doug Gurr, diretor do Museu de História Natural. “As promessas globais devem transformar-se em ações para inverter a maré do declínio da natureza”.

Publicidade

Isso é especialmente verdadeiro para os dois grandes vencedores do título.

O biólogo marinho e fotógrafo subaquático francês Laurent Ballesta foi premiado como Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano por sua imagem “sobrenatural” de um caranguejo-ferradura de três espinhos acompanhado por três trevallies dourados.

Esta é na verdade a sua segunda vitória, o que os organizadores do concurso consideram sem precedentes. Ele levou para casa o grande título em 2021 por suas imagens de acasalamento de garoupas camufladas na Polinésia Francesa. Ambos os portfólios focaram em espécies ameaçadas de extinção em águas protegidas.

Juan Jesús González Ahumada observa girinos de sapo se alimentando de um pardal recém-nascido morto. O drama se desenrolou perto da casa de Juan, quando um pardal recém-criado se lançou de um ninho no telhado de seu vizinho e caiu em um lago próximo, onde se afogou. Juan teve que escolher o momento para mostrar a formação do girino e o olho do pardal. Os girinos de sapo comum têm dietas variadas que consistem em algas, vegetação e pequenos invertebrados nadadores. À medida que crescem, tornam-se mais carnívoros e, quando chega um banquete como este, aproveitam ao máximo. Localização: Ojén, Málaga, Espanha. Fotografia: Juan Jesús González

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Povos indígenas veem os rios como seres com alma

Na imensidão da Amazônia, onde os rios serpenteiam como veias pulsantes da terra, os povos…

5 horas ago

Amazônia navega rumo ao futuro com energia solar nos barcos

Na Amazônia, os rios são mais do que simples cursos d’água; são as artérias que…

5 horas ago

Vida Invisível sob os Rios de Águas Negras

Na vastidão da Amazônia, onde a floresta tropical reina soberana, existe um reino subaquático igualmente…

6 horas ago

BNDES destina R$ 135 milhões a ações sociais e ambientais em favelas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai dar mais apoio a projetos…

7 horas ago

A INQUIETAÇÃO NO PREÇO DO OURO

O preço do ouro bateu um novo recorde em 22 de abril/2025, sendo cotado a…

8 horas ago

Peixe invasor que anda fora d’água desafia autoridades nos EUA

O peixe cabeça-de-cobra-do-norte (Channa argus) está gerando grande preocupação entre especialistas ambientais nos Estados Unidos.…

9 horas ago