O governo federal criou nesta quinta-feira (17/8) o programa de descarbonização Energias da Amazônia, que prevê investimento de R$ 5 bilhões para conectar os sistemas isolados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O decreto 11.648, que institui a iniciativa, foi publicado no Diário Oficial.
Veja as principais ações previstas no programa Energias da Amazônia:
Mais de 3,1 milhões de pessoas consomem energia dos sistemas isolados, que dependem da geração a diesel. Com a interligação com o SIN, a energia será gerada pelas fontes mais baratas e menos poluentes que compõem a matriz elétrica brasileira, como hídrica, térmica a gás natural, eólica e solar.
A primeira cidade conectada pelo programa foi Parintins, no Amazonas, onde houve o desligamento de uma termelétrica com consumo mensal de 4 milhões de litros de óleo diesel. O município amazonense foi conectado ao Sistema Integrado Nacional (SIN) do sistema elétrico brasileiro por meio do linhão de Tucuruí (PA).
Dados do MME mostram também que a região Norte do Brasil consome cerca de R$ 12 bilhões por ano para atender ao suprimento de energia elétrica dos sistemas isolados da Amazônia.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as 211 unidades isoladas emitem cerca de 2,3 milhões de toneladas de CO2 anualmente, com base nos dados de geração de 2022. A expectativa do programa com a mudança é evitar cerca de 1,5 milhão de toneladas CO2 decorrentes da redução ou substituição do óleo diesel como principal fonte para a geração de energia elétrica na região Amazônica.
Os mais de 200 sistemas isolados da Amazônia Legal estão espalhados em seis estados do Norte. Todos têm um alto nível de perdas, com localidades chegando a mais de 70% de perdas. O estado do Amazonas é o que concentra o maior número de sistemas isolados – são 97 no total.
Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…
A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…
This website uses cookies.