Fonte: Freepik Company S.L
Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um hidrogel inovador para tratar feridas infectadas usando um composto derivado da casca de laranja. O material, que combina propriedades antimicrobianas e antioxidantes, promete acelerar a cicatrização com um método sustentável e inteligente.
O hidrogel foi criado a partir do poli(limoneno), um oligômero obtido do limoneno, substância abundante em óleos essenciais de frutas cítricas, como a laranja. Esse composto possui ação antioxidante e combate microrganismos, tornando-o ideal para o tratamento de feridas.
Além disso, o material foi aprimorado com uma matriz de poli(metacrilato de dimetilaminoetila), que responde a variações de pH e temperatura. Isso permite que o hidrogel libere os bioativos de forma controlada, adaptando-se às condições da ferida para otimizar o tratamento.
O hidrogel pode ser especialmente útil no tratamento de:
“Essa tecnologia une os benefícios dos hidrogéis à potência dos óleos essenciais, criando uma solução eficaz e ecologicamente consciente”, explica um dos pesquisadores envolvidos no projeto.
A equipe busca agora parcerias para avançar nos testes e viabilizar a produção em escala. Se aprovado, o hidrogel à base de laranja pode se tornar uma alternativa natural e eficiente no mercado de curativos inteligentes, reduzindo a dependência de antibióticos sintéticos e promovendo a cicatrização segura de feridas.
Com essa inovação, a Unicamp reforça o potencial da bioeconomia, transformando resíduos agrícolas em soluções médicas de alto impacto.
A coordenação do eixo de cooperação em economia e finanças do BRICS apresentou, nesta semana,…
Em um avanço histórico na luta contra doenças infecciosas, a empresa de biotecnologia Moderna anunciou…
Com base nas tendências, lacunas e desafios identificados nas avaliações, da CGRFA, que produz avaliações…
Com um volume recorde de recursos e alcance ampliado, o Fundo Nacional sobre Mudança do…
A primeira reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Transportes do BRICS, finalizada nesta…
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) alcançaram um avanço revolucionário na luta contra…
This website uses cookies.