Saúde

Houve um Aumento do Consumo de Medicamentos para a Saúde Mental Durante a Pandemia, Segundo a Fiocruz

Uma pesquisa recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas revelou um aumento significativo no consumo de medicamentos relacionados à saúde mental fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais durante a pandemia de Covid-19.

Metodologia do Estudo

O estudo analisou dados do Sistema Integrado de Gestão da Assistência Farmacêutica (Sigaf), uma base administrativa governamental de registro da dispensação de medicamentos em todos os 853 municípios do estado. O objetivo era traçar o perfil do fornecimento de psicofármacos e verificar as tendências de uso antes e durante a pandemia.

A análise compreendeu dados gerados em um período de quatro anos: entre janeiro de 2018 a dezembro de 2019, para verificar o consumo antes do surgimento dos casos de Covid-19 no Brasil, e de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, para apurar o uso durante a pandemia.

Publicidade

Resultados Principais

Os medicamentos mais consumidos durante a pandemia foram o cloridrato de fluoxetina, indicado para o tratamento de depressão; o Diazepam, prescrito para ansiedade; e Fenobarbital sódico, para epilepsia. Os medicamentos que tiveram maior aumento percentual de consumo foram Clonazepan, para ansiedade, com aumento de 75,37%; e Carbonato de lítio, usado principalmente no tratamento do transtorno de bipolaridade, com aumento de 35,35%.

Entre os medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), os mais consumidos foram Olanzapina, Risperidona e Hemifumarato de quetiapina, todos indicados para o tratamento de esquizofrenia. Os que tiveram maior aumento no percentual de consumo foram Levetiracetam, para epilepsia, com elevação de 3.000%; e Cloridrato de memantina, indicado para Alzheimer, cujo consumo subiu 340%.

Conclusões e Implicações

A farmacêutica Sarah Nascimento Silva, que integra o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) da Fiocruz e coordenou o estudo, ressalta que, embora o crescimento no consumo de antidepressivos e ansiolíticos possa estar associado ao contexto de incertezas e preocupações gerados pela pandemia, outras questões podem ter influenciado nesse aumento. Isso inclui mudanças significativas nas políticas públicas de saúde mental, como a alteração da legislação que regula a dispensação de medicamentos psicotrópicos e a ampliação de transferência de recursos financeiros aos municípios para aquisição de medicamentos.

No entanto, a pesquisadora destaca que, embora essas alterações tenham ampliado e facilitado o acesso aos medicamentos, a Rede de Atenção Psicossocial já vinha sofrendo mudanças que impactaram negativamente na assistência prestada aos usuários. Durante a pandemia, isso foi agravado, já que com o isolamento social a rotina de serviços dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foi bastante afetada, impactando ainda mais na assistência adequada.

Este estudo destaca a importância de políticas de saúde mental eficazes e adaptáveis, especialmente em tempos de crise global. Ainda assim, é crucial garantir que o aumento do acesso a medicamentos não substitua a necessidade de serviços de saúde mental abrangentes e de alta qualidade.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

12 horas ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

12 horas ago

5 erros ao limpar superfícies de madeira que você pode estar cometendo

Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…

13 horas ago

Mudanças climáticas podem reduzir produção de Belo Monte a 30% da capacidade até 2050

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, pode ver sua produção de energia…

13 horas ago

Floresta antiga, intocada e congelada

O derretimento do gelo no alto das Montanhas Rochosas revelou uma floresta impecavelmente preservada, congelada…

14 horas ago

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

1 dia ago

This website uses cookies.