Geral

CAIXA Revoluciona Capacitação em PPP para Infraestrutura Social

A CAIXA, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), está lançando um curso pioneiro de estruturação e gestão de parcerias público-privadas (PPPs) voltado para agentes públicos de todo o Brasil. Essa iniciativa, que será oferecida de forma online e gratuita, representa um marco significativo na capacitação para projetos de infraestrutura social, com foco especial em áreas como educação e habitação.

Com o apoio do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), renomada instituição de ensino, o curso busca fornecer ferramentas essenciais para a eficiente estruturação de projetos, visando promover o crescimento econômico e aprimorar os serviços públicos prestados à comunidade.

Publicidade

Segundo Tiago Cordeiro, vice-presidente de Governo interino da CAIXA, essa parceria estratégica com a STN é fundamental para impulsionar parcerias público-privadas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento sustentável de estados e municípios. Ele ressalta que o curso proporcionará não apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades práticas essenciais para a implementação bem-sucedida de projetos nessa área.

A capacitação, prevista na portaria MF/STN 808/2023, visa habilitar agentes públicos para o desenvolvimento de projetos de estruturação de PPPs, alinhando-se aos esforços do Tesouro Nacional em fomentar e impulsionar o mercado de concessões no Brasil, especialmente no que diz respeito à infraestrutura social.

O curso, que terá início no primeiro semestre de 2024, abordará projetos relacionados à habitação de interesse social e unidades educacionais, áreas em que a CAIXA já possui forte atuação. As aulas serão ministradas ao vivo, duas vezes por semana, com certificação para os alunos que alcançarem os requisitos de frequência e desempenho estabelecidos.

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no site da CAIXA, onde os interessados também podem manifestar sua participação até o dia 3 de maio.

Além disso, a CAIXA, como referência no desenvolvimento de projetos de PPP e concessões, mantém uma carteira de 75 projetos em setores como iluminação pública, resíduos sólidos urbanos, saneamento e infraestrutura social. O banco também administra o Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP CAIXA), destinado a financiar serviços técnicos especializados para projetos desse tipo em todo o país.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

COP30 e o Cooperativismo Um protagonista na luta pelo desenvolvimento sustentável

Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a cidade de Belém, no…

52 minutos ago

PlanaFlor, o plano nacional que impulsiona a recuperação da vegetação e a implementação do Código Florestal no Brasil

O Brasil, um dos países com maior biodiversidade no mundo, enfrenta o desafio de equilibrar…

2 horas ago

Sol artificial” da China quebra recorde de fusão nuclear ao gerar um ciclo constante de plasma por 1.066 segundos

Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…

1 dia ago

4 passos para plantar alecrim em vasos e ter ervas frescas o ano todo

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…

1 dia ago

Calor extremo matará milhões de pessoas na Europa

Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…

1 dia ago

Mudanças no ciclo global da água

Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…

1 dia ago

This website uses cookies.