Fonte: Ascenty
A transformação digital no setor financeiro tem sido impulsionada de forma intensa pelo uso da inteligência artificial (IA).
Segundo dados da IDC divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), os investimentos do setor em IA devem dobrar até 2027, alcançando a marca de US$ 97 bilhões. Esse avanço será impulsionado por uma taxa de crescimento anual de 29%, a maior entre os setores econômicos analisados.
No centro desse movimento está a inteligência artificial generativa (gen AI), que vem sendo utilizada por instituições financeiras para criar soluções inovadoras, desde a personalização da experiência do cliente até a automação de processos internos.
Relatórios recentes da IBM apontam que, na América Latina, os principais usos da gen AI no setor bancário estão relacionados à interação com clientes, seguidos por áreas como controle de riscos, conformidade regulatória, segurança, recursos humanos, marketing, compras e desenvolvimento de TI.
Além da eficiência operacional, a IA generativa tem papel fundamental na democratização dos serviços financeiros. Segundo German Soracco, vice-presidente comercial da Red Hat na América Latina, o setor está se adaptando a um modelo mais proativo e preditivo, antecipando necessidades e oferecendo produtos sob medida. “Com isso, cria-se um ecossistema mais inclusivo e equitativo”, afirma o executivo.
A combinação de IA com soluções em nuvem e automação está proporcionando não apenas redução de custos operacionais, mas também ganho em agilidade e escalabilidade para instituições financeiras.
Um exemplo disso é o BAC, tradicional banco com presença em seis países da América Central. Com o objetivo de acelerar sua digitalização, a instituição adotou a plataforma Red Hat Ansible Automation para automatizar processos internos e manter sua posição de liderança no mercado. A adoção de tecnologia open source foi decisiva para que o BAC conseguisse ampliar sua capacidade analítica e implementar soluções de IA com mais eficiência.
“A automação é essencial para liberar o verdadeiro potencial da inteligência artificial no setor financeiro. E fazer isso com soluções de código aberto permite uma abordagem mais integrada, ágil e sustentável”, explica Sandra Vaz, diretora da Red Hat no Brasil.
Estudos indicam que o uso combinado de IA e automação pode gerar uma economia de até US$ 1 trilhão para o setor financeiro até 2030. A utilização de ferramentas open source se destaca como catalisadora dessa economia, ao mesmo tempo em que promove inovação.
Entre as soluções da Red Hat que estão impulsionando essa transformação estão o Red Hat Enterprise Linux AI (RHEL AI), voltado para o desenvolvimento de modelos de linguagem de código aberto da IBM Granite, e o Red Hat OpenShift AI, que facilita o gerenciamento de modelos de machine learning em diferentes ambientes, como data centers, nuvem pública e edge computing.
Maria Bracho, CTO da Red Hat na América Latina, destaca o papel da colaboração para o avanço da gen AI: “Com o InstructLab, projeto desenvolvido em parceria com a IBM, conseguimos acelerar o treinamento de modelos de linguagem por meio do trabalho colaborativo. O código aberto é a base para uma IA mais adaptável e inovadora”.
A inteligência artificial também tem se mostrado uma aliada poderosa na promoção da inclusão social, sobretudo ao facilitar o acesso ao crédito em regiões remotas.
Um exemplo emblemático é o projeto do Banco da Amazônia (BASA), que, com apoio da Red Hat, criou a plataforma BASA Digital. Voltada para atender pequenos empreendedores e comunidades de subsistência na região amazônica, a iniciativa usa soluções de automação e open source para garantir crédito a quem está fora do alcance dos bancos tradicionais.
Segundo Gilson Magalhães, vice-presidente da Red Hat na América Latina, o uso da IA generativa será determinante para o futuro do setor: “Estamos apenas começando a explorar o potencial dessa tecnologia. As instituições que souberem integrar a gen AI às suas operações sairão na frente em eficiência, inclusão e competitividade”.
Imagine um tesouro escondido nas profundezas do oceano, a mais de 1.900 metros abaixo da…
Como envolver a sociedade na construção de um futuro mais sustentável? A 5ª Conferência Nacional…
Imagine uma técnica agrícola que quintuplica a produtividade da mandioca, aumenta em 50% a produção…
Quando o veado-catingueiro aparece em um sítio, não se trata apenas de um flagrante inusitado…
Em áreas rurais ou até mesmo em chácaras e sítios próximos a reservas naturais, a…
Como conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e qualidade de vida na Amazônia? A resposta pode…
This website uses cookies.