Município de Seringueiras terá 519 vagas em dois assentamentos
Nesta terça-feira (9/7), em celebração aos 54 anos de sua fundação, o Incra anunciou os primeiros editais de seleção para famílias interessadas em assentamentos em Rondônia. São oferecidas 574 vagas distribuídas em três novos projetos nos municípios de Seringueiras e Alto Paraíso.
Jorge Werley Alves Ferreira, superintendente em exercício do Incra, destacou a importância da data tanto para o estado quanto para a instituição. “Foi o Incra que implantou os projetos de colonização que possibilitaram a criação da maioria dos municípios de Rondônia”, afirmou. Ele ressaltou o esforço da equipe para concluir os editais rapidamente, inclusive com apoio direto da diretoria do Incra em Brasília.
Os novos assentamentos foram estabelecidos em maio deste ano: 424 vagas estão disponíveis para o assentamento Bom Futuro e 95 para o Riacho Doce, ambos em Seringueiras. Em Alto Paraíso, o projeto Formosa oferece 55 vagas. A inscrição no processo seletivo é gratuita e estará aberta de 8 a 23 de agosto.
Os interessados devem estar cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A seleção será baseada em critérios de preferência e pontuação detalhados nos editais, que podem ser consultados aqui. Além dos documentos pessoais, será necessário apresentar comprovantes de atividade agrária, tempo de moradia no município, entre outros.
O Incra, que completa 54 anos, desempenhou um papel fundamental no ordenamento e ocupação de Rondônia. Atualmente, o estado apresenta um dos menores índices de concentração de terras do país, com 25% destinados a trabalhadores rurais assentados, 6% a concorrência pública, 34% a regularização fundiária e 35% a terras indígenas e unidades de conservação, conforme dados do engenheiro agrônomo José Lopes de Oliveira.
Como autarquia federal, o Incra é responsável pelos programas de assentamento de trabalhadores rurais, gestão fundiária, regularização de territórios quilombolas e desenvolvimento sustentável dos assentamentos em Rondônia. Atualmente, o instituto administra 223 áreas de reforma agrária no estado, beneficiando 40,7 mil famílias em cerca de 6,2 milhões de hectares. Em 2024, já foram investidos R$ 11 milhões em créditos para apoiar atividades produtivas e habitações nas comunidades assentadas.
A Terra está sempre mudando, mas as interconexões animais, humanas e ambientais estão aumentando com…
Uma pesquisa nacional realizada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 60% dos…
O Governo de São Paulo avança na implementação de um novo mecanismo financeiro voltado para…
Pesquisadores da Universidade Stanford desenvolveram uma tecnologia revolucionária de bateria que promete dobrar a autonomia…
Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…
This website uses cookies.