O governo brasileiro anunciou, nesta segunda-feira (6), que a Indonésia tornou-se o mais novo membro pleno do BRICS, marcando a primeira adesão ao grupo em 2025. Com uma população de mais de 284 milhões de pessoas, a Indonésia é a quarta maior população mundial e a décima maior economia global em termos de paridade de poder de compra, de acordo com o Banco Mundial.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou sua satisfação com a inclusão da Indonésia, destacando que o país, com a maior economia e população do Sudeste Asiático, compartilha com os demais membros do BRICS o compromisso com a reforma das instituições globais e o fortalecimento da cooperação entre os países do Sul Global, tópicos prioritários durante a presidência brasileira do grupo.
A entrada da Indonésia no BRICS faz parte de um processo de expansão do bloco, que deve incorporar até nove novos países em 2025, incluindo Cuba, Bolívia, Malásia e Tailândia, que podem se tornar membros plenos ou parceiros. O Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS em 1º de janeiro e irá liderar o grupo até 31 de dezembro deste ano.
A adesão da Indonésia foi formalmente aprovada pelos membros do BRICS na cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023. No entanto, o país só confirmou seu interesse em integrar o grupo após as eleições presidenciais de 2024.
De acordo com o Itamaraty, a candidatura indonésia foi avalizada por consenso entre os países membros, seguindo os princípios e critérios definidos para a expansão do BRICS em Joanesburgo. No total, 13 nações foram convidadas a se juntar ao grupo, com a Nigéria, Turquia, Argélia e Vietnã ainda aguardando confirmação.
Em 2024, o BRICS já havia ampliado sua composição com a inclusão de Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Arábia Saudita, elevando o total de membros a dez. Embora a Arábia Saudita não tenha formalizado sua adesão, o país tem participado ativamente das reuniões do bloco.
Operação Tamoiotatá 2025 expõe o avanço da fiscalização ambiental no sul do Amazonas O balanço…
Integração lavoura-pecuária redesenha a pecuária de baixo carbono no Cerrado Em um momento em que…
Hospital do Baixo Amazonas encerra 2025 como referência nacional em sustentabilidade Ao completar 19 anos…
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas e riscos nos primeiros dias de 2026…
O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…
This website uses cookies.