O programa, denominado Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular, aplicará nesta etapa R$ 18 milhões em projetos colaborativos. Estes projetos serão desenvolvidos em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva e de tecnologia. O objetivo é gerar soluções de impacto e abrangência.
Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE), e com as empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen Do Brasil, e FCA Fiat Chrysler.
A solução proposta abrange a utilização de tecnologias disruptivas, como a internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. Estas tecnologias irão viabilizar a geração de um ambiente sustentável que promova a transição para uma frota veicular com maior eficiência energética e menor emissão de gases. Neste contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e corporações em geral são incentivados a adotar iniciativas ecologicamente responsáveis, conforme informado pelo Inmetro.
Os recursos para o projeto são provenientes do programa Rota 2030, uma iniciativa do governo federal lançada em 2018. Este programa define normas para a fabricação e a comercialização de veículos nacionais para os próximos 15 anos.
O campo que resiste dentro da cidade Localizado na Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga,…
Quando a ciência começa dentro da favela As mudanças climáticas já não são uma abstração…
Quando a noite não apaga mais o cuidado com a vida Até pouco tempo atrás,…
Cientistas brasileiras no centro das decisões climáticas globais A ciência do clima é, hoje, um…
A margem equatorial como nova fronteira energética do Brasil A extensa faixa do litoral brasileiro…
This website uses cookies.