O programa, denominado Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular, aplicará nesta etapa R$ 18 milhões em projetos colaborativos. Estes projetos serão desenvolvidos em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva e de tecnologia. O objetivo é gerar soluções de impacto e abrangência.
Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE), e com as empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen Do Brasil, e FCA Fiat Chrysler.
A solução proposta abrange a utilização de tecnologias disruptivas, como a internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. Estas tecnologias irão viabilizar a geração de um ambiente sustentável que promova a transição para uma frota veicular com maior eficiência energética e menor emissão de gases. Neste contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e corporações em geral são incentivados a adotar iniciativas ecologicamente responsáveis, conforme informado pelo Inmetro.
Os recursos para o projeto são provenientes do programa Rota 2030, uma iniciativa do governo federal lançada em 2018. Este programa define normas para a fabricação e a comercialização de veículos nacionais para os próximos 15 anos.
A COP 30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do…
Agora os belenenses podem saborear o autêntico pirarucu selvagem de manejo, pescado de forma sustentável…
Imagine uma feira agrícola onde a sustentabilidade não é apenas um discurso, mas uma prática…
Estudantes da Audencia Business School, uma das escolas de negócios mais prestigiosas da França, escolheram…
Por que a COP30 em Belém está gerando tanto burburinho? Em novembro de 2025, a…
Imagine uma economia que cresce sem derrubar uma única árvore, que transforma frutos como o…
This website uses cookies.