Nesta sexta-feira (22/11), o Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu cerca de 50 jovens de todas as regiões do Brasil, participantes da 2ª edição do Youth Energy Summit (YES Brasil), para debater políticas públicas voltadas à transição energética. Durante a visita, representantes do MME apresentaram as principais iniciativas que consolidam o Brasil como referência global no tema, entre elas a Política Nacional de Transição Energética (PNTE) e o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).
Representando o ministro Alexandre Silveira, o diretor de Programa da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Leandro Albuquerque, destacou a importância do equilíbrio no planejamento para se atingir uma transição justa e inclusiva. “A transição energética que queremos é aquela que reduz emissões, mas também garante segurança energética, promove o desenvolvimento, amplia oportunidades e tem um olhar social”, afirmou.
A iniciativa busca formar jovens lideranças e conectá-las às estruturas governamentais e empresariais que moldam o setor energético do país, com foco em inovação, diversidade e sustentabilidade. Os participantes tiveram a oportunidade de entender como as políticas do MME estão alinhadas aos desafios globais da descarbonização e ao papel estratégico do Brasil em garantir uma matriz energética cada vez mais limpa e sustentável.
A programação também reforçou a importância da articulação entre políticas públicas, investimentos em tecnologia e inclusão social para impulsionar o desenvolvimento econômico e atender às demandas de um mercado em transformação. Ao fim do encontro, os jovens puderam interagir com a equipe técnica para esclarecer dúvidas sobre o tema. Entre as questões levantadas, destacaram-se os hubs de hidrogênio, o desafio de transmissão considerando data centers e a eficiência energética.
Além de Albuquerque, pelo MME participaram do encontro a subsecretária de Sustentabilidade, Ceicilene Martins, o assessor Especial de Participação Social e Diversidade, Alexandre Freitas, e a coordenadora-geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação, Patricia Naccache.
A recente nomeação de Catia Porto para a vice-presidência executiva de pessoas da Vale gerou…
Na Escola Estadual Santa Tereza D'Ávila, localizada em Marituba, seis estudantes do ensino médio estão…
Uma dieta rica em alimentos como uva, morango, açaí, laranja, chocolate, vinho e café pode…
A Embrapa Amazônia Oriental lançou uma cartilha que ensina técnicas sustentáveis para o cultivo de…
A conservação da natureza e a restauração de ecossistemas tornaram-se temas centrais nas discussões sobre…
A pressão por práticas sustentáveis nunca foi tão intensa. Em 2025, com a crise climática…
This website uses cookies.