Educação

Justificativa de ausência no Encceja encerra nesta sexta, 5

 

Para os candidatos que almejam participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano, o relógio está marcando os últimos segundos. O prazo para justificar a ausência no Encceja de 2023 encerra-se nesta sexta-feira, dia 5 de abril, pontualmente às 23h59. Esta é a oportunidade derradeira para aqueles que desejam participar gratuitamente da edição atual do exame.

Publicidade

A justificativa deve ser apresentada através do Sistema Encceja, uma plataforma designada especificamente para este fim. Para os candidatos que tenham motivos legítimos para a ausência ou enfrentaram problemas com a documentação anteriormente apresentada, uma nova chance se apresenta entre os dias 15 e 19 de abril.

O Encceja é uma porta de acesso à certificação do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que, por diversas circunstâncias, não concluíram seus estudos na idade convencional. As provas aplicadas pelo Encceja visam avaliar as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do percurso educacional, seja ele dentro ou fora do ambiente escolar.

Este importante exame é realizado pelo renomado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em estreita colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país.

Para aqueles que já estão de olho na próxima oportunidade, as inscrições para a edição de 2024 do Encceja estarão abertas no período de 29 de abril a 10 de maio. As provas estão programadas para serem aplicadas em 25 de agosto, então é bom ficar atento e se preparar adequadamente para este desafio educacional.

Não perca esta chance de dar um importante passo em direção à sua certificação educacional. Aproveite o prazo que resta e garanta sua participação no Encceja deste ano, e para os que já estão se planejando, prepare-se para os próximos desafios que o Encceja de 2024 trará consigo.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Gavião-real – Garras maiores que a de um urso

Imagine uma ave tão poderosa que suas garras superam as de um urso em tamanho…

3 horas ago

Por que os cães rolam na grama depois do banho?

Você passa meia hora esfregando seu cachorro com shampoo cheiroso, enxagua, seca, e ele sai…

4 horas ago

Sapo-cururu – 4 benefícios que ele traz à natureza

Você já ouviu o coaxar grave do sapo-cururu à noite e se perguntou qual é…

4 horas ago

Mesa da Cura em São Miguel – Conheça os segredos medicinais da Amazônia

Imagine tomar um chá feito com raízes da floresta que alivia suas dores ou um…

4 horas ago

Serra Pelada brilha novamente com turismo sustentável e comunitário

Imagine viajar pelo coração da Amazônia, descobrindo histórias de garimpos lendários, rios majestosos e comunidades…

5 horas ago

Futuro dos recursos hídricos regionais e globais

As mudanças climáticas estão alterando a disponibilidade hídrica — em todo o mundo, e bem…

7 horas ago