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Maior navio eólico do mundo promete zerar emissões com tecnologia inovadora

O Sohar Max, o maior navio eólico do planeta, representa um marco na navegação sustentável. Com uma estrutura imponente de 400 mil toneladas, o navio é equipado com rotores de 35 metros de altura, movidos a energia eólica, que utilizam tecnologia de ponta para aproveitar o poder do vento. Essa inovação coloca o navio como um exemplo de eficiência energética e um passo significativo para a redução das emissões de CO₂ no setor marítimo, que historicamente tem sido um dos maiores emissores de carbono.

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Tecnologia de ponta para um transporte mais sustentável

Em outubro de 2024, o Sohar Max se tornou o epicentro de um experimento inovador no transporte marítimo. O navio, originalmente construído em 2012 e pertencente à classe Valemax, passou por uma modernização em um estaleiro chinês para incorporar cinco velas de rotor no seu convés. Essas velas cilíndricas, desenvolvidas pela empresa britânica Anemoi, aproveitam o efeito Magnus para gerar um empuxo adicional enquanto giram, o que diminui consideravelmente o consumo de combustível.

Além disso, o navio foi projetado para maximizar a eficiência energética e se alinhou com as crescentes demandas de sustentabilidade no transporte de carga. A Vale, que lidera o projeto, tem como meta reduzir as emissões de sua frota por meio do programa Ecoshipping, e o sucesso dessa inovação já resultou em planos de equipar outro mineraleiro, o NSU Tubarão, com a mesma tecnologia até 2025.

Resultados promissores nas primeiras viagens

Os testes realizados nas viagens entre China e Brasil mostraram resultados bastante positivos. O uso das turbovelas no Sohar Max gerou uma economia de 6% no consumo de combustível, o que resultou na redução de 3 mil toneladas de CO₂ emitidas anualmente. Esse impacto ambiental é significativo para a indústria marítima, que, até agora, tem enfrentado dificuldades para adotar tecnologias que minimizem os danos ao meio ambiente.

As velas de rotor, que podem ser retraídas para facilitar a operação nos portos, são uma solução eficiente, compacta e que não interfere na capacidade de carga do navio. Além disso, elas atendem aos novos regulamentos internacionais, como o CII (Carbon Intensity Indicator) e o EEXI (Energy Efficiency Existing Ship Index), que buscam limitar as emissões no setor.

O futuro do transporte marítimo: uma revolução verde

A tecnologia das velas de rotor, também conhecidas como rotores de Flettner, opera de forma única, aproveitando o vento de maneira mais eficiente. Ao girar, essas velas captam o vento e geram o empuxo necessário para reduzir o consumo de combustível. Esse mecanismo não só contribui para a redução das emissões de CO₂, mas também proporciona uma redução nos custos operacionais, oferecendo uma solução viável para embarcações de grande porte.

Maior navio eólico do mundo

Os parceiros do projeto, incluindo a operadora omanense Asyad, acreditam que os dados coletados no Sohar Max ajudarão a aprimorar a tecnologia, abrindo caminho para uma revolução no transporte marítimo. A experiência adquirida com o maior navio eólico do mundo demonstra como a inovação tecnológica pode ser uma aliada poderosa na criação de soluções sustentáveis para um setor que busca, cada vez mais, diminuir sua pegada ambiental.

 

Redação Revista Amazônia

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