Métricas de Stakeholder: Um Novo Paradigma para a Sustentabilidade Corporativa

Em meio a desafios globais amplificados por crises e incertezas econômicas e geopolíticas, as questões de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG) tornaram-se cada vez mais prementes. Para enfrentar esses desafios, o Fórum Econômico Mundial, em parceria com Deloitte, EY, KPMG e PwC, identificou um conjunto de métricas e divulgações universais – as Métricas de Stakeholder.

O Que São as Métricas de Stakeholder?

As Métricas de Stakeholder são um conjunto de pontos de dados extraídos de padrões estabelecidos, que podem ser comparados entre empresas, independentemente de sua indústria ou região. Elas incluem divulgações não financeiras centradas em quatro pilares: pessoas, planeta, prosperidade e princípios de governança. As métricas abrangem uma variedade de tópicos, incluindo emissões de gases de efeito estufa, igualdade de remuneração e diversidade de conselho, entre outros.

Adoção das Métricas de Stakeholder

Desde janeiro de 2021, mais de 160 empresas mostraram seu apoio às Métricas de Stakeholder. Empresas que adotaram esta abordagem incluem Accenture, Bank of America, Cargolux, DP World, Eni, Fidelity International, Fubon Financial Holding, HSBC Holdings, Hyundai Motor Company, IBM, Mastercard, Majid Al Futtaim, Nestlé, PayPal, Reliance Industries, Royal DSM, Salesforce, Schneider Electric, Siemens, Total, UBS, Unilever, Yara International e Zurich Insurance Group, entre outras.

Publicidade

Impacto das Métricas de Stakeholder

Estudos de caso de empresas que estão relatando sobre as Métricas de Stakeholder mostram como a divulgação não financeira abrangente está impulsionando a transformação efetiva nos esforços de sustentabilidade das corporações. Empresas de todo o mundo estão utilizando as métricas para avaliar riscos, preparar-se para a divulgação regulamentada, atrair investidores de impacto, concordar com planos e metas de gestão de água, reforçar a divulgação precisa sobre os impactos ambientais e sociais de suas operações e muito mais.

As Métricas de Stakeholder representam um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável. Ao promover o alinhamento entre as métricas e estruturas de divulgação existentes, elas estão ajudando a criar um conjunto de dados que podem ser comparados entre empresas, independentemente de sua indústria ou região. Com a adoção contínua dessas métricas por empresas em todo o mundo, estamos nos aproximando de um futuro onde a sustentabilidade é uma parte integrante da estratégia corporativa.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Mais de uma em cada três espécies de árvores no mundo corre risco de extinção – Lista Vermelha da IUCN

As árvores são essenciais para sustentar a vida na Terra por meio de seu papel…

19 minutos ago

A polêmica da nova VP de RH da Vale . Meritocracia ou Retrocesso?

 A recente nomeação de Catia Porto para a vice-presidência executiva de pessoas da Vale gerou…

3 horas ago

Estudantes de Marituba criam jogo educativo que une tecnologia, inclusão e sustentabilidade na Amazônia

Na Escola Estadual Santa Tereza D'Ávila, localizada em Marituba, seis estudantes do ensino médio estão…

3 horas ago

Dieta com frutas, café, chocolate e vinho pode reduzir risco de síndrome metabólica em até 23%

Uma dieta rica em alimentos como uva, morango, açaí, laranja, chocolate, vinho e café pode…

20 horas ago

Guia da Embrapa orienta produtores do Pará a cultivar hortas sustentáveis para geração de renda

A Embrapa Amazônia Oriental lançou uma cartilha que ensina técnicas sustentáveis para o cultivo de…

21 horas ago

Biocrédito o valor da floresta de pé

 A conservação da natureza e a restauração de ecossistemas tornaram-se temas centrais nas discussões sobre…

21 horas ago

This website uses cookies.