O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) fez parte do painel “Amazônia e os próximos desafios para as políticas de Ciência e Tecnologia” do Fórum RNP 2023 – Aplicações Emergentes. Realizado entre terça e quinta-feira (29 e 31), o evento tem como objetivo debater o papel das TIC no desenvolvimento da educação e pesquisa do Brasil.
Durante o painel, os convidados apresentaram ideias e estratégias para impulsionar o desenvolvimento da região amazônica. O ministro Waldez Góes ressaltou a importância da Amazônia e enfatizou o compromisso do Governo Federal com o investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento regional das comunidades tradicionais.
“Existe uma clara preocupação em assegurar que o progresso tecnológico beneficie não somente os grandes centros, mas também alcance ribeirinhos, extrativistas, pequenos produtores, indígenas e quilombolas. Reconheço a importância de expandir o desenvolvimento regional para além das grandes iniciativas, abrangendo também os pequenos produtores”, afirmou o ministro.
O ministro ainda apontou a relevância do debate para buscar soluções e trocar experiências e destacou o investimento do Novo PAC na região. “Participar desse debate e contribuir para o diálogo em busca de soluções para a população amazônica é uma honra. Além disso, é crucial aproveitar o conhecimento já gerado na região, considerando o significativo investimento em Ciência e Tecnologia por meio do Novo PAC para a Amazônia, anunciado pelo presidente Lula”, completou.
O painel também contou com as contribuições de Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho-Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Patrícia Ellen, sócia-presidente da Systemiq; e Rafael Pontes Lima, gerente da Assessoria Técnica de Relações Federativas e Parlamentares na RNP.
No discurso dos palestrantes, foram levantadas questões como a relevância da Amazônia para o Brasil, o Plano de Transição Ecológica e ações de desenvolvimento que unem ciência tecnológica e podem trazer, como consequência, produtividade, melhora na economia regional, combate às desigualdades e mudanças climáticas.
O Fórum RNP 2023 é um espaço de encontro, relacionamento e atualização sobre as principais tendências nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Durante três dias, o evento reúne os principais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações para debater o papel das TIC no desenvolvimento da educação e pesquisa do Brasil. Neste ano, o tema do Fórum é Aplicações Emergentes em Educação, Ciência e Cultura. A programação inclui palestras, painéis e workshops, além de área de exposição com diversos estandes.
Fonte: Brasil 61
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…
A lixeira da cozinha pode se tornar uma grande fonte de odores desagradáveis se não…
Algo estava acontecendo com os pássaros em Tiputini. O centro de pesquisa de biodiversidade, enterrado…
This website uses cookies.