Propostas da conferência internacional da Amazônia e novas economias serão aprofundadas

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias encerrou suas atividades na última sexta-feira, 8 de novembro, em Belém (PA), reunindo mais de 2.800 participantes de 11 países. O evento contou com 170 palestrantes, 25 painéis e mais de 50 horas de debates focados no desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), celebrou o sucesso da conferência, destacando a diversidade de públicos presentes e a relevância das propostas discutidas. “O legado deste encontro são os produtos dos diálogos que promovemos, buscando caminhos e soluções para os desafios enfrentados pela Amazônia e seu futuro”, afirmou.
Publicidade

A ex-ministra do Meio Ambiente e curadora da conferência, Izabella Teixeira, ressaltou a importância de dar continuidade às discussões iniciadas no evento, principalmente em preparação para a COP30, que será realizada em 2025 na mesma cidade. “Agora, as várias Amazônias devem dialogar com os vários Brasis”, disse Izabella, enfatizando o engajamento das populações locais e a necessidade de reorganizar a agenda estratégica para enfrentar os desafios climáticos.

Impacto e Governança

A conferência também foi uma plataforma para explorar novos modelos de governança. Representando o governador do Pará, Úrsula Vidal, secretária de Cultura, afirmou que o evento fortaleceu o compromisso com a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “A conferência permite apresentarmos um novo modelo de governança para a região”, declarou.

Belém recebe a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias

Capítulo 9: Justiça Energética: A Inclusão Social na Transição para uma Economia Verde

O presidente da Fundação Vale, Hugo Barreto, destacou o papel do setor mineral na promoção de um mundo mais sustentável, abordando questões como descarbonização e proteção florestal. “Queremos estar juntos na discussão de soluções para um mundo melhor”, afirmou Barreto.

Uma Nova Mineração

Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do IBRAM, elogiou o trabalho da equipe na organização da conferência, destacando a abertura do setor mineral para a sociedade. “Mostramos o que a mineração pode fazer pelo bem de todos, reconhecendo erros do passado e buscando diálogo constante”, comentou.

A conferência, segundo ele, foi um espaço de escuta e colaboração entre setores diversos, promovendo a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Parcerias e Patrocínios

O evento foi organizado pelo IBRAM em parceria com o Governo do Pará e contou com o apoio de grandes empresas. Na categoria Master, destacaram-se a BHP e a Hydro. Patrocinadores adicionais incluíram o Itaú, a MRN, a Alcoa e a Ambipar, entre outros. A Latam Airlines foi a companhia aérea oficial do evento.

Legado e Próximos Passos

Com o encerramento da segunda edição, a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias deixa um importante legado. Os organizadores planejam aprofundar os diálogos iniciados, engajando diversos segmentos da sociedade na aplicação prática das propostas. A expectativa é que a COP30 seja um marco para a Amazônia e o Brasil na agenda climática global.

Saiba mais sobre o evento no site oficial do Revista Amazônia.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Agricultores familiares ganharão acesso a celular 4G e internet de alta velocidade no campo

Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades tradicionais terão acesso a sinal de…

2 horas ago

Conabio define novas metas para conservação da biodiversidade até 2030

A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) anunciou um conjunto de 23 metas nacionais para a…

2 horas ago

Baleia-jubarte “engole” homem no Chile, um alerta para o equilíbrio marinho – veja o vídeo

Um vídeo que viralizou recentemente mostra um momento de tensão nas águas geladas da Patagónia…

3 horas ago

Arte e ciência iluminam as mesmas proporções sutis nos galhos das árvores

Artistas e cientistas veem a mesma coisa no formato das árvores? Como cientista que estuda padrões de…

18 horas ago

Brasil e Portugal reforçam parceria sobre mitigação às mudanças climáticas e gestão de ecossistemas

Na quarta-feira (19/02), Brasil e Portugal firmaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação…

19 horas ago

As árvores podem precisar da nossa ajuda para sobreviver às alterações climáticas

Um estudo liderado pela CSU descobriu que as florestas não estão se regenerando rápido o…

20 horas ago

This website uses cookies.