Saúde

Novo Material Degrada Antibiótico Poluente da Água

 

O levofloxacino, um antibiótico amplamente utilizado para tratar várias condições, incluindo pneumonia e infecções do trato urinário, é agora considerado um poluente emergente devido à sua baixa degradabilidade nas estações de tratamento de águas residuais. Sua prevalência no ambiente aquoso e sua alta toxicidade, incluindo possíveis efeitos como desregulador endócrino, intensificam os impactos ambientais.

Publicidade

Para combater esse problema, pesquisadores de várias universidades e institutos de São Paulo se uniram para desenvolver métodos eficazes para remover o levofloxacino da água ou convertê-lo em subprodutos biodegradáveis e de baixa toxicidade.

Com financiamento da FAPESP, o estudo alcançou resultados promissores na degradação do levofloxacino em amostras de água simuladas e reais, utilizando um eletrodo desenvolvido a partir de filmes de dióxido de irídio e óxido de nióbio em substrato de titânio. Os detalhes do estudo foram publicados no periódico Electrochimica Acta.

Os filmes foram produzidos pelo método Pechini modificado e o eletrodo, após caracterização morfológica, estrutural e eletroquímica, foi empregado na degradação do antibiótico através de vários processos, incluindo eletrólise e fotoeletrocatálise.

O material demonstrou excelente atividade fotoeletrocatalítica e alta estabilidade, além de uma grande área de superfície eletroquimicamente ativa. Os resultados foram considerados excelentes, indicando um futuro promissor para o tratamento e remoção de poluentes orgânicos na água.

Entre os autores do artigo está Lucia Helena Mascaro, coordenadora de pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), professora da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e pesquisadora do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar, e o CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado pela FAPESP e Shell.

O artigo “Effective photoelectrocatalysis of levofloxacin antibiotic with Ti/IrO2_Nb2O5 in environmental samples” pode ser acessado no site da ScienceDirect.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

12 horas ago

A corrida das inteligências artificias até a AGI, qual modelo chegará primeiro?

Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) passou de um conceito futurista para uma realidade…

13 horas ago

ESG Como Pilar de Negócios

Nos últimos anos, o conceito de ESG (ambiental, social e governança) tornou-se um dos principais…

14 horas ago

Estudo revela o impacto das temperaturas extremas na saúde. As mudanças climáticas estão aumentando a mortalidade nas cidades

As temperaturas extremas estão se tornando uma ameaça cada vez maior para a saúde pública.…

15 horas ago

Código Aberto, a centelha da inovação que ilumina o futuro

Imagine um grande farol à beira de um oceano turbulento. Esse farol não pertence a…

19 horas ago

Como fazer mudas de samambaia da forma correta e garantindo bons resultados

A samambaia é uma das plantas mais apreciadas para decoração, tanto em ambientes internos quanto…

19 horas ago

This website uses cookies.