Meio Ambiente

O Brasil e a Luta Contra as Mudanças Climáticas

O Brasil, uma nação rica em biodiversidade e lar da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, enfrenta desafios significativos quando se trata de mudanças climáticas. De acordo com o relatório “Política Climática por Inteiro” do Instituto Talanoa, o país ainda não está totalmente preparado para lidar com esses desafios.

Avanços e Desafios

Apesar de ter conseguido reduzir o desmatamento da Amazônia em 22% em 2023, o Brasil ainda enfrenta enormes desafios em áreas como transição energética e agricultura. O relatório destaca que o controle do desmatamento na Amazônia e a criação do mercado regulado de carbono são dois pontos principais de evolução no caminho da redução de emissões.

O relatório também aponta um aumento de 86% nas ações de fiscalização ambiental, com os autos de infração contra a flora passando de 3.261 em 2020 para 6.077 em 2023. Além disso, o orçamento autorizado para fiscalização ambiental aumentou 49,5%, de R$ 78,1 milhões em 2020 para R$ 116,8 milhões em 2023.

Publicidade

A Necessidade de Ação

No entanto, ainda há muito a ser feito. O relatório identificou 15 áreas sem progresso e uma área com retrocesso em relação às políticas públicas e mudanças climáticas no Brasil em 2023. A governança inclusiva e participativa, a adaptação da política de saúde pública aos impactos climáticos e a consideração dos riscos climáticos nos investimentos do PAC são algumas das áreas que precisam melhorar.

A presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell, enfatiza a necessidade de uma indústria de baixo carbono e a resolução da questão da transição energética e da agricultura. Ela também destaca a importância de ações transversais com o envolvimento de diversos órgãos do governo.

Rumo à COP28

À medida que o Brasil se prepara para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que ocorrerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes, fica claro que o país ainda tem muito a fazer para cumprir seus compromissos climáticos com o Acordo de Paris.

O Brasil, como guardião da Amazônia e uma das maiores economias do mundo, tem um papel crucial a desempenhar na luta global contra as mudanças climáticas. Embora tenha havido progressos, ainda há um longo caminho a percorrer. É imperativo que o Brasil continue a fortalecer suas políticas climáticas e a tomar medidas concretas para reduzir as emissões e proteger sua rica biodiversidade.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

5 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

5 horas ago

Cientistas Removem Doença Hereditária de Embrião Humano

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…

5 horas ago

A maneira certa de limpar as folhas do lírio da paz e estimular o crescimento

O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…

6 horas ago

Lixeira da cozinha: 7 truques para evitar o mau cheiro

A lixeira da cozinha pode se tornar uma grande fonte de odores desagradáveis se não…

6 horas ago

Nas partes mais intocadas e imaculadas da Amazônia, os pássaros estão morrendo

Algo estava acontecendo com os pássaros em Tiputini. O centro de pesquisa de biodiversidade, enterrado…

6 horas ago

This website uses cookies.