Economia

O Futuro Colaborativo já é Realidade nos negócios bem sucedidos

 

Há duas décadas, um renomado professor de Berkeley codificou e consolidou em livro uma prática que até então era pouco estruturada. No ano de 2003, o livro “Inovação Aberta: O novo imperativo para Criar e Lucrar com Tecnologia” elevou o professor Henry Chesbrough ao estrelato do setor. A partir dessa obra, iniciou-se o estudo sistemático do processo em que as organizações utilizam ideias e recursos que não controlam diretamente, mas que servem como impulsionadores de sua própria jornada de inovação.

Publicidade

Com o passar do tempo e devido à sua relevância e abrangência, a Inovação Aberta evoluiu de prática para estratégia, integrando-se à cultura de várias empresas bem-sucedidas, como Natura, Comgás, Petrobras e Embrapa, para citar algumas que estão em nosso território.

Um dos princípios fundamentais da inovação aberta é a percepção correta de que nem todas as mentes mais brilhantes do mundo trabalham para você, mesmo que você seja a Apple (estima-se que existam mais de 2 milhões de aplicativos e jogos na App Store – quantos desses desenvolvedores, caro leitor, caríssima leitora, você acredita que trabalham na Apple?)

A construção do que é verdadeiramente novo não pode se basear apenas em recursos e ideias internas – esse é um conceito cada vez menos contestado. No entanto, a jornada é tudo, menos fácil.

Duas décadas de pesquisa acadêmica indicam que os maiores obstáculos para a estruturação bem-sucedida da inovação aberta são internos, e não externos, à organização. Preocupações com a confidencialidade e a propriedade intelectual são as mais comuns e lançam uma sombra de dúvida sobre as empresas que hesitam em abrir seu processo de inovação. Como disse o poeta António Barahona: “É perigoso atravessar; é perigoso ficar no meio; é perigoso ter medo; é perigoso parar”.

O medo é útil, muito útil, mas se torna um problema quando nos paralisa… Existem muitas maneiras de superar os obstáculos à abertura do processo de inovação, a maioria deles cuidadosamente descritos na literatura ao longo desses últimos 20 anos.

Apesar das dificuldades de abrir o processo de inovação e algumas exceções de empresas verticalmente integradas, a abordagem “faça tudo você mesmo” tem se tornado cada vez mais insustentável.

A Netflix, por exemplo, criou uma narrativa interna favorável à inovação aberta, aproveitando sua admirada cultura organizacional de “liberdade e responsabilidade”. Ambos os valores são condutores que permitem a circulação da criatividade, dentro e fora da empresa. Em um desafio de inovação aberto ao público que se tornou famoso, a Netflix convidou a comunidade a aprimorar seu algoritmo de recomendação de filmes. O vencedor receberia US$ 1 milhão! Mais de 40 mil equipes de 186 países se inscreveram e, ao longo de três anos, foram propostas centenas de soluções. A equipe vencedora era composta por engenheiros, estatísticos e cientistas da computação da Áustria, Canadá, Israel e Estados Unidos.

Embora o processo deva ser cauteloso, as organizações podem gerar um valor considerável ao compartilhar ideias e conhecimentos de forma sinérgica. A obsessão pelo controle é coisa do século passado.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

11 horas ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

11 horas ago

5 erros ao limpar superfícies de madeira que você pode estar cometendo

Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…

11 horas ago

Mudanças climáticas podem reduzir produção de Belo Monte a 30% da capacidade até 2050

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, pode ver sua produção de energia…

12 horas ago

Floresta antiga, intocada e congelada

O derretimento do gelo no alto das Montanhas Rochosas revelou uma floresta impecavelmente preservada, congelada…

13 horas ago

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

1 dia ago

This website uses cookies.