Categories: Geral

O maior deserto do mundo não é o Saara. Então qual é?

Quando se fala em desertos no mundo, a imagem que vem à mente geralmente é de vastas extensões de areia escaldante e dunas sob um sol abrasador. No entanto, o maior deserto do mundo não se parece em nada com essa descrição. Surpreendentemente, o maior deserto do planeta não é o Saara, mas sim a Antártida.

A Antártida: o Deserto Branco

Embora seja conhecida por ser o continente mais frio e ventoso da Terra, a Antártida também é o mais seco, o que a qualifica como um deserto. Recebendo menos de 200 mm de precipitação anual, em grande parte na forma de neve, a Antártida cumpre os critérios climáticos de um deserto, mesmo estando coberta por uma espessa camada de gelo.

Publicidade

Com uma área de cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, a Antártida é significativamente maior que o Saara, que ocupa aproximadamente 9,2 milhões de quilômetros quadrados. Essa vastidão gelada e sua extrema aridez fazem da Antártida o maior deserto do mundo.

Por Que a Antártida é Considerada um Deserto?

A chave para entender por que a Antártida é um deserto está na definição climática de deserto, que não se refere apenas à temperatura, mas à quantidade de precipitação. Para uma região ser classificada como deserto, ela deve receber menos de 250 mm de precipitação por ano. Na Antártida, a precipitação é escassa e se concentra principalmente nas áreas costeiras. Em algumas regiões, devido aos ventos catabáticos, a precipitação é quase inexistente. Além disso, o ar frio típico da Antártida retém muito menos umidade do que o ar quente, contribuindo ainda mais para sua classificação como deserto.

Comparação com Outros Desertos no mundo

Embora o Saara seja o maior deserto quente do mundo, famoso por suas dunas e condições extremas, ele é menor que a Antártida. Outro deserto notável é o Ártico, que, assim como a Antártida, é um deserto polar. Já o deserto de Gobi, na Ásia, é conhecido por suas paisagens de cascalho e clima extremo, com verões quentes e invernos rigorosos, mas também é menor em comparação.

Impacto das Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas estão afetando tanto os desertos quentes quanto os frios. Na Antártida, o aumento das temperaturas está acelerando o derretimento das camadas de gelo e alterando os padrões de precipitação, o que pode modificar a classificação e a extensão dessas regiões no futuro. À medida que o clima continua a mudar, a definição e os limites dos maiores desertos do mundo também podem sofrer transformações.

Fonte:  Meteored

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Nova estratégia de manejo florestal propõe preservar diversidade genética da Amazônia

Um estudo liderado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade…

26 minutos ago

5 provas de que a sucuri está no topo da cadeia alimentar sem precisar correr

Ela não corre, mas também não perde. Essa poderia ser a descrição perfeita da sucuri,…

20 horas ago

Piranha-vermelha: conheça as suas 2 táticas de sobrevivência em grupo

A piranha-vermelha, protagonista de muitos mitos amazônicos, vai muito além da imagem de peixe agressivo…

20 horas ago

Inclusão da mineração em nova Lei ambiental gera celebração e críticas

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) celebrou a inclusão da mineração entre as atividades contempladas…

20 horas ago

Crise climática já atinge 42 milhões de brasileiros, revela pesquisa

De acordo com uma pesquisa da Nexus em parceria com o Movimento União BR, cerca…

21 horas ago

Estudo revela que mulheres poluem significativamente menos que homens na França

Um estudo recente realizado na França com 15 mil participantes apontou que as mulheres emitem,…

22 horas ago