Saúde

Obesidade Abdominal e Fraqueza Muscular Elevam Risco de Síndrome Metabólica

 

Uma pesquisa conjunta entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o College London (Reino Unido) identificou que a combinação de obesidade abdominal com fraqueza muscular, conhecida como dinapenia, é a condição que mais aumenta o risco de desenvolver síndrome metabólica em indivíduos com mais de 50 anos.

Publicidade

O estudo, baseado em dados do projeto Elsa (Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento), revelou que pessoas com obesidade abdominal dinapênica têm um risco 234% maior de desenvolver síndrome metabólica em comparação com aquelas sem essas condições. Isso representa quase o dobro do risco encontrado em pessoas com apenas obesidade (126%). O professor Tiago da Silva Alexandre, do Departamento de Gerontologia da UFSCar, enfatiza a importância desses achados para entender as alterações metabólicas associadas ao envelhecimento.

A análise dos dados do Elsa mostrou que a prática de exercícios físicos, tanto aeróbicos quanto resistidos, desempenha um papel crucial na prevenção da síndrome metabólica, destacando a importância de manter a força muscular durante o envelhecimento. A síndrome metabólica, caracterizada por uma combinação de obesidade, elevação dos níveis de triglicérides, hiperglicemia, baixos níveis de HDL (colesterol bom) e aumento da pressão arterial, é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

O estudo revela que as disfunções no metabolismo muscular, resultantes da infiltração de gordura no músculo, explicam o impacto da fraqueza muscular no risco aumentado de síndrome metabólica. A inflamação causada pela gordura no músculo e as alterações no metabolismo contribuem para a resistência à insulina e outras alterações metabólicas associadas à síndrome metabólica.

Esses achados reforçam a necessidade de abordagens integradas na prevenção e no tratamento da síndrome metabólica, considerando não apenas a obesidade, mas também a saúde muscular. O artigo completo, intitulado “Dynapenic abdominal obesity as a risk factor for metabolic syndrome in individual 50 years of age or older: English Longitudinal Study of Ageing”, pode ser acessado em: [link](www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1279770724002148?via%3Dihub).

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

O verdadeiro motivo do bico exagerado do tucano

Você já se perguntou por que o tucano tem um bico tão desproporcional ao seu…

4 horas ago

Guariba-preto avisa a chegada da chuva com 1 comportamento sonoro ancestral

Você já parou para escutar a floresta antes de uma tempestade? Um dos sons mais…

4 horas ago

Descoberto no salmão: um ser vivo que não respira oxigênio nem possui mitocôndrias

Uma descoberta digna de ficção científica está intrigando a comunidade científica e remodelando a forma…

14 horas ago

Transporte mais limpo: setor apresenta plano para cortar 68% das emissões de CO₂ até 2050

A caminho da COP30, o setor de transportes brasileiro deu um passo estratégico rumo à…

15 horas ago

Por que morcegos são fundamentais para o equilíbrio da floresta?

Quando a noite cai sobre a Amazônia, sombras aladas cruzam o céu, silenciosas e precisas.…

16 horas ago

II Seminário “Diálogos para a COP30” mobiliza Belém em torno da educação ambiental e do protagonismo amazônico

A cidade de Belém, capital do Pará, se prepara para sediar um dos encontros mais…

16 horas ago