Imagem: Isabela Castilho / COP30 Brasil
Uma equipe composta por 24 especialistas de alto nível da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a Belém, no Pará, para acompanhar os preparativos para a 30ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro deste ano.
No primeiro dia de visitas, a delegação se reuniu com representantes dos comitês organizadores dos governos federal, estadual e municipal. Ao longo da semana, os especialistas irão avaliar diversos aspectos logísticos da conferência, incluindo infraestrutura hoteleira, transporte, segurança pública e sistemas de saúde.
Noura Hamladji, secretária-executiva adjunta da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), afirmou que a missão tem o propósito de apoiar a organização do evento e não de realizar uma avaliação formal. “Fiquei muito impressionada com o planejamento e o investimento de R$ 5 bilhões, além do esforço e compromisso das autoridades federais, estaduais e municipais. Esses fatores são fundamentais para garantir o sucesso da COP30”, comentou, após ser informada pelos números apresentados pelo secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia.
O governo brasileiro projeta receber cerca de 100 mil pessoas ao longo das duas semanas da conferência. Para efeito de comparação, a COP29, que aconteceu em Baku, Azerbaijão, em 2024, contou com a presença de 54.148 participantes, incluindo delegações, observadores e convidados.
Valter Correia reforçou que um dos legados esperados da COP30 será o fortalecimento do turismo na Amazônia. “Estamos trabalhando incansavelmente para garantir uma conferência que proporcione as melhores condições para o sucesso das negociações climáticas globais”, afirmou.
A expectativa de um grande aumento no número de visitantes já se reflete nos números da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que registrou um crescimento superior a 59% na chegada de turistas a Belém por via aérea, de janeiro a novembro de 2024, em comparação com o ano anterior ao anúncio da cidade como sede da conferência.
Além dos investimentos públicos em infraestrutura, há também melhorias significativas no setor hoteleiro, com a construção de novos estabelecimentos, treinamentos de profissionais de turismo focados em sustentabilidade e reformas em pontos turísticos ao redor da região metropolitana de Belém.
Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades tradicionais terão acesso a sinal de…
A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) anunciou um conjunto de 23 metas nacionais para a…
Um vídeo que viralizou recentemente mostra um momento de tensão nas águas geladas da Patagónia…
Artistas e cientistas veem a mesma coisa no formato das árvores? Como cientista que estuda padrões de…
Na quarta-feira (19/02), Brasil e Portugal firmaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação…
Um estudo liderado pela CSU descobriu que as florestas não estão se regenerando rápido o…
This website uses cookies.